outubro 24, 2025
InícioParáHelder Barbalho inaugura 18ª Usina da Paz em São Miguel do Guamá

Helder Barbalho inaugura 18ª Usina da Paz em São Miguel do Guamá

Equipamento social integra o programa Territórios pela Paz e marca os 152 anos do município

Publicado em

O governador do Pará, Helder Barbalho, inaugurou nesta sexta-feira (24) a 18ª Usina da Paz do Estado, instalada no município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense. O novo complexo de cidadania integra o programa Territórios pela Paz (TerPaz) e oferece mais de 70 serviços gratuitos em saúde, educação, esporte, cultura e qualificação profissional. A entrega também celebra o aniversário de 152 anos da cidade, comemorado em 31 de outubro.

“Este é um momento especial para todos nós, ao abrirmos mais uma Usina da Paz. Esse é um equipamento que representa o maior programa de cidadania do Brasil e da América Latina. Essa é a 18ª Usina entregue pelo governo do Estado e que, nesse momento, chega a São Miguel do Guamá, essa cidade extraordinária, que completa mais um ano de vida no próximo dia 31 e que, hoje, de forma antecipada, recebe esse presente maravilhoso, que vai representar transformação social e oportunidades para as famílias da cidade”, declarou o governador.

A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, que destacou o caráter acolhedor da iniciativa. “A Usina está oficialmente entregue e será a segunda casa de todos os moradores. A partir da próxima terça-feira, a Usina estará de portas abertas para que todos possam vir e conhecê-la. Desejo sucesso a todos os servidores que vão trabalhar aqui e que toda a população seja recebida com amor e carinho. Este é um momento de união e prosperidade para o nosso Estado”, afirmou.

O prefeito Eduardo Pio X agradeceu pela parceria e enfatizou a relevância do novo equipamento público. “Estamos na semana que antecede o aniversário de 152 anos da nossa cidade, e nada melhor para celebrar essa data do que a entrega da Usina da Paz, um instrumento que irá cuidar das pessoas e transformar vidas”, discursou.

Localizada na rua Sapucaia, bairro Jardim América, a Usina da Paz de São Miguel do Guamá é a segunda unidade inaugurada na Região de Integração Guamá, que já conta com uma estrutura semelhante em Castanhal. O complexo reúne serviços de saúde, cidadania, capacitação e lazer, beneficiando cerca de 55 mil moradores da cidade e de municípios vizinhos.

A infraestrutura inclui dois prédios principais — Assistência e Usina — com salas de atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, cursos profissionalizantes e assistência social. Também há ginásio poliesportivo, piscina, quadra, salas de dança, bibliotecas, espaços de música, informática, gastronomia, praça multicultural e estação de tratamento de esgoto. A construção começou em agosto de 2023 e foi executada em parceria com a empresa Vale.

Moradores celebraram a inauguração. “Aqui antes era um matagal, quase não tinha casa. Agora estamos muito felizes, pois estamos vendo que, com a Usina, muita coisa boa está vindo pra cá”, contou Ana Maria do Socorro. Já Iranilde Moura destacou as oportunidades que o novo espaço vai oferecer. “A Usina vai melhorar muita coisa, pois é um local onde as pessoas vão poder fazer cursos e ter mais aprendizado. É uma estrutura ‘show de bola’ que São Miguel do Guamá está ganhando. Está maravilhoso”, afirmou.

A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, também ressaltou o impacto social da iniciativa. “Hoje é um dia histórico para São Miguel do Guamá. A inauguração da nova Usina da Paz representa mais um passo firme na geração de mais oportunidades e dignidade para todos. Esse equipamento chega para transformar vidas, levando serviços, cidadania, cultura, esporte e qualificação profissional para quem mais precisa”, declarou.

As Usinas da Paz fazem parte da política pública estadual de inclusão social e redução da violência, integrando o Programa Territórios pela Paz (TerPaz). Desde 2021, já foram realizados mais de 10,5 milhões de atendimentos em todo o Pará, com reduções de até 90% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas áreas atendidas.

Com a nova unidade, o Pará soma 18 Usinas da Paz em funcionamento, cinco na capital e 13 em municípios do interior e da Região Metropolitana. Outras unidades estão em construção em cidades como Altamira, Santarém, Redenção, Cametá, Itaituba e Paragominas.

A partir de 28 de outubro, o espaço estará aberto para inscrições em cursos e atividades. As informações podem ser consultadas presencialmente ou no Instagram oficial @usinasdapaz.

Veja também:

No MDB ou União Brasil, Chicão mantém apoio de aliados e conquista mais espaço para projeto político em 2026

Acesse o nosso perfil no Instagram

spot_img

Últimos Artigos

Arthur Henrique anuncia inscrições para o Minha Casa, Minha Vida

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), anunciou nesta sexta-feira, 24, a abertura...

Abertura da Construa Mais Roraima 2025 destaca o crescimento e a inovação no setor da construção

A Feira Construa Mais Roraima 2025 foi aberta na noite desta quinta-feira (24), em...

TRE-PA cassa mandatos da prefeita e vice de Ponta de Pedras e determina novas eleições

Consuelo Castro (União Brasil) e Maria Alice Tavares (MDB), prefeita e vice-prefeita de Ponta...

Em nova polêmica forçada, deputada bolsonarista diz que Galinha Pintadinha “virou militante do PSOL”

A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) publicou um vídeo em suas redes sociais no...

Mais como este

Arthur Henrique anuncia inscrições para o Minha Casa, Minha Vida

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), anunciou nesta sexta-feira, 24, a abertura...

Abertura da Construa Mais Roraima 2025 destaca o crescimento e a inovação no setor da construção

A Feira Construa Mais Roraima 2025 foi aberta na noite desta quinta-feira (24), em...

TRE-PA cassa mandatos da prefeita e vice de Ponta de Pedras e determina novas eleições

Consuelo Castro (União Brasil) e Maria Alice Tavares (MDB), prefeita e vice-prefeita de Ponta...