outubro 11, 2025
InícioRoraimaDeputadas destacam importância da representatividade feminina no Dia da Mulher na Política

Deputadas destacam importância da representatividade feminina no Dia da Mulher na Política

Instituída pela Lei nº 1.834/2023, a data busca ampliar o engajamento das mulheres em espaços de poder

Publicado em

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) instituiu, por meio da Lei Estadual nº 1.834/2023, o Dia Estadual da Mulher na Política, comemorado em 29 de setembro. A data tem como objetivo incentivar a participação feminina na vida pública, conscientizar a sociedade sobre a importância das mulheres nos espaços de poder e orientar sobre meios de engajamento, desde o alistamento eleitoral até a filiação partidária e a candidatura a cargos eletivos.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que a lei simboliza o compromisso do parlamento em ampliar a participação feminina em cargos eletivos.

“Garantir espaço às mulheres é fortalecer a democracia e ampliar a pluralidade de vozes. A Assembleia se orgulha de contar com cinco deputadas atuantes, cada uma em áreas estratégicas, e este dia serve como estímulo para que mais mulheres participem da construção do nosso Estado”, afirmou.

A norma se torna ainda mais relevante quando se analisa a sub-representatividade do gênero feminino em espaços tradicionalmente ocupados por homens. De acordo com o Censo Demográfico 2022 do IBGE, o Brasil tem aproximadamente 104,5 milhões de mulheres, o que corresponde a 51,5% da população, contra 98,5 milhões de homens. Isso significa que existem cerca de 6 milhões a mais de mulheres no país.

Ainda assim, os números da Organização das Nações Unidas Mulheres (ONU) mostram a sub-representação feminina nos parlamentos. Na Câmara dos Deputados, apenas 18,1% das cadeiras são ocupadas por mulheres (93 parlamentares). No Senado Federal, são apenas 16 senadoras, o que equivale a 19,8% do total. Em Roraima, a situação é parecida: das 24 cadeiras da ALERR, somente cinco são ocupadas por mulheres, representando 20,8% do parlamento roraimense.

A cientista política e professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Geyza Pimentel, destacou que, embora as mulheres representem a maioria da população brasileira, essa proporção não se reflete na política. Segundo ela, o Dia Estadual da Mulher na Política é um instrumento importante de conscientização e educação, mas que precisa vir acompanhado de medidas concretas que garantam condições de participação.

“Não adianta apenas garantir cotas de candidaturas se as mulheres não tiverem apoio partidário e financeiro. É preciso mudar a perspectiva para que elas tenham reais condições de disputar e ocupar cargos”, afirmou.

A professora ressalta ainda que os espaços de poder continuam sendo ocupados em grande parte por homens, enquanto muitas mulheres com capacidade e experiência acabam ficando à margem do processo político.

“Precisamos fortalecer a luta feminina, porque são mulheres capazes, que estão na luta, sabem representar e têm potencial para isso. Mas, sem apoio dos partidos, não conseguem avançar. Esse é o grande desafio que ainda persiste. Por isso, o dia 29 é bastante relevante e precisa ser muito mais divulgado para que tenhamos mais mulheres representando não só as mulheres, mas toda a população dentro das casas legislativas”, analisou.

Vozes femininas da ALERR

Além do mandato parlamentar, as cinco deputadas da Assembleia Legislativa são presidentes de comissões permanentes e de programas especiais da Casa.

Aurelina Medeiros (Progressistas), deputada mais antiga da ALERR, destacou a própria trajetória de 28 anos na política. Atualmente, ela está à frente do Centro de Apoio aos Municípios (CAM) e da comissão de Administração, Serviços Públicos e Previdência.

“Somos nós, mulheres, que cuidamos do orçamento doméstico, acompanhamos os filhos e vivemos a realidade das famílias. Essa experiência nos permite colaborar com políticas públicas mais eficazes. Por isso, acredito que mais mulheres devem se engajar nesse sentido, porque este é um espaço de transformação”, ressaltou.

Já a deputada Catarina Guerra (União), presidente do Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) e da comissão de Viação, Transportes e Obras, reforçou que a presença feminina traz empatia e capacidade de transformar realidades.

“Ser mulher, mãe e filha me dá mais sensibilidade para propor políticas públicas. A lei reconhece e estimula que mais mulheres participem, ocupem seus espaços e fortaleçam a democracia”, destacou.

A parlamentar Angela Águida Portella (Progressistas), que preside a comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, além de comandar o programa de Atendimento Comunitário, responsável pelo Teamarr (Centro de Acolhimento ao Autista), destacou o equilíbrio trazido pela presença feminina.

“A sociedade é feita de homens e mulheres, com necessidades diferentes. Nosso olhar é mais voltado para o ser humano, e isso equilibra as discussões permitindo políticas públicas que valorizem as pessoas”, afirmou.

Presidente do Procon Assembleia e da comissão Defesa do Consumidor e do Contribuinte, a deputada Tayla Peres (Republicanos) ressaltou a importância da data como marco de incentivo.

“A mulher pode estar onde quiser estar, inclusive na política. Ainda temos uma representatividade pequena, mas precisamos convidar mais mulheres a participar. Decisões importantes passam por este parlamento e a presença feminina faz toda a diferença”, frisou.

Já a deputada Joilma Teodora (Podemos) preside a comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e de Ação Social. Ela também está à frente da Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, setor responsável por programas como o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e o Centro Reflexivo Reconstruir, ambos voltados ao enfrentamento da violência doméstica e ao acolhimento das vítimas.

O olhar das novas gerações

O estímulo à representatividade feminina também alcança a juventude. Por meio do Parlamento Jovem de Roraima (PJRR), estudantes do ensino médio têm a oportunidade de vivenciar a prática política. Um exemplo é a estudante Andria Nunes, atual 4ª secretária da mesa diretora jovem.

Ela conta que o interesse pela política surgiu a partir da convivência com familiares ligados à área. “Minha avó sempre trabalhou como assessora parlamentar, e eu a acompanhava em reuniões. Quando surgiu a oportunidade de participar do Parlamento Jovem, fiquei com medo, mas tive coragem e me inscrevi. É uma experiência incrível”, relatou.

A estudante afirmou que a experiência no programa da ALERR lhe abriu novos horizontes e fortaleceu a própria vontade de continuar na política. “Quero ser juíza, mas gosto muito dessa experiência do parlamento jovem. Me espelho em deputadas como Catarina Guerra, que têm empoderamento e liderança. Acho importante que as mulheres participem e tenham voz na política”, concluiu.

Saiba mais:

Castramóvel da ALERR atende 100 animais em ação do Programa de Bem-Estar Animal em Iracema

Acesse o nosso perfil no Instagram

spot_img

Últimos Artigos

Prefeito de Belém recebe Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré após Romaria Fluvial

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora...

Governo amplia vagas para acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade com novo anexo do Ciapi

O Governo do Estado, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social)...

Polícia Civil prende acusado de ser mandante de homicídio motivado por disputa de facção em Boa Vista

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) prendeu na tarde desta sexta-feira (10) A.P.S., de...

População terá transporte público gratuito e frota reforçada no domingo de Círio em Belém

A Prefeitura de Belém vai garantir tarifa gratuita e reforço total da frota de...

Mais como este

Prefeito de Belém recebe Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré após Romaria Fluvial

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora...

Governo amplia vagas para acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade com novo anexo do Ciapi

O Governo do Estado, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social)...

Polícia Civil prende acusado de ser mandante de homicídio motivado por disputa de facção em Boa Vista

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) prendeu na tarde desta sexta-feira (10) A.P.S., de...