Na madrugada desta quarta-feira (20), a Polícia Civil de Rondônia e o Ministério Público Estadual deflagraram a Operação “Escudo de Rondônia” para cumprir 31 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão em diversas cidades do estado.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho e têm como alvo suspeitos de participação intelectual e direta em ataques contra instituições públicas e privadas ocorridos em janeiro de 2025.
A investigação apura crimes como homicídios contra agentes de segurança, incêndios, explosões e depredação de patrimônio, supostamente em represália ao aumento das ações de combate ao crime organizado na capital.
Os primeiros desdobramentos, ainda no início do ano, resultaram nas operações “Red Ignis” e “Rescaldo”, que prenderam alguns executores. A nova fase mira o principal mandante, intermediários e outros suspeitos ainda não identificados anteriormente.
Os mandados estão sendo cumpridos em bairros de Porto Velho, nos distritos de Nova Califórnia, Bom Futuro e Vista Alegre do Abunã, além de municípios como Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Candeias do Jamari, Jaru, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
O principal investigado já estava preso em outro estado e foi transferido para o Sistema Penitenciário Federal durante as investigações.
A ação reúne equipes da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (Patrimônio), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO), além de unidades da Secretaria de Justiça e da Secretaria de Segurança, que prestam apoio logístico e operacional.
Acesse o nosso perfil no Instagram