O deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) participou nesta quinta-feira (31) da solenidade de entrega de instrumentos musicais para a criação da primeira Banda Marcial Indígena do país, que fica na Comunidade Vista Alegre, zona rural de Boa Vista. A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pelo Instituto Roraimense de Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural (IRDESC). O deputado estadual Eder Lourinho (PSD) também esteve presente na solenidade.
Por meio de emenda parlamentar ao Ministério da Cultura, o deputado destinou R$ 200 mil para a aquisição de trombones, tubas, trompetes, bumbos, entre outros instrumentos, garantindo a estrutura necessária para o funcionamento da Banda Indígena GTM, em Boa Vista.
Para Zé Haroldo Cathedral, a ação reforça o compromisso do mandato com a inclusão social e a valorização cultural por meio da música, respeitando a ancestralidade e as tradições dos povos indígenas da região. “Estou muito feliz em levar mais esse resultado para o nosso estado e contribuir com a criação da primeira banda marcial indígena do país. Acredito no poder da cultura como instrumento de transformação social. A banda marcial além do viés musical e cultural, possibilita um valioso suporte social, econômico para a juventude indígena”, destacou Zé Haroldo.
O projeto atenderá 60 jovens músicos e musicistas, entre 7 e 29 anos de idade, incluindo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A formação será dividida em dois núcleos de ensino musical em Boa Vista, com previsão de cinco apresentações oficiais ao longo do ano e a realização de um festival, com público estimado em duas mil pessoas.
Segundo o presidente do IRDESC, Magdiel de Araújo, o projeto tem papel fundamental no resgate e valorização da identidade cultural da Comunidade Vista Alegre. “Trabalhamos para ampliar o acesso à educação musical, ao mesmo tempo em que promovemos a cultura indígena e o desenvolvimento social dos participantes. Roraima tem raízes indígenas profundas, e essa iniciativa contribui diretamente para preservá-las e projetá-las”, disse.