A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), encerrou o ano de 2024 com resultados históricos para a segurança pública do Estado. Entre os destaques estão a redução de 27,7% no número de homicídios em Manaus, em comparação com 2023, e o aumento de 111,8% nos Inquéritos Policiais (IPs) encaminhados à Justiça.
Segundo dados da DEHS, os casos de homicídio caíram de 855 em 2023 para 670 em 2024. Além disso, a unidade alcançou outro marco importante ao remeter mais de mil IPs ao Poder Judiciário no ano passado, enquanto em 2023 esse número foi de 495.
O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, elogiou o trabalho das equipes da DEHS e atribuiu os resultados ao esforço contínuo no combate às mortes violentas em Manaus e aos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). “Os policiais civis da DEHS se desempenham arduamente ao longo do ano para garantir que a justiça seja feita de forma mais ágil e eficiente. A confiança do governador Wilson Lima e do secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, bem como a da população, por meio das denúncias, colaboraram para que esses resultados fossem possíveis”, destacou o delegado.
O delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, ressaltou o compromisso da unidade com a resolução de casos e a redução da impunidade. “Em 2024, alcançamos números bastante expressivos para a segurança pública do Amazonas. Em janeiro, por exemplo, registramos 37 prisões de envolvidos em homicídios em 31 dias. Além de termos feito o envio de 100 Inquéritos Policiais à Justiça apenas no mês de maio”, afirmou.
Cunha também destacou que, em agosto, a DEHS superou seu próprio recorde, enviando 107 inquéritos ao Poder Judiciário em um único mês. “Isso demonstra que estamos cada vez mais comprometidos em entregar respostas eficientes à sociedade, evidenciando que a segurança pública é a nossa maior prioridade como executores da Lei”, concluiu.