O ex-vereador Ruan Kenobby usou as redes sociais nesta terça-feira, 18, para acusar o vereador Roberto Franco, do Democracia Cristã (DC), de tentar extorquir contratos com a Prefeitura de Boa Vista com o uso de emendas parlamentares. A declaração foi feita após Ruan ter apresentado uma confissão por escrito ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), em que aponta Roberto e o também vereador Adnan Lima (DC) como responsáveis por suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.
A confissão foi tornada pública com exclusividade na segunda-feira, 17, pelo portal O Fato, que divulgou conteúdo do documento anexado à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600739-33.2024.6.23.0001, em tramitação na 5ª Zona Eleitoral.
Na manifestação, Ruan afirma que lideranças do Democracia Cristã teriam articulado candidaturas femininas fictícias apenas para preencher a exigência legal da cota de gênero e que essas candidaturas representariam pelo menos 90% das mulheres que ali constam como candidatas.
A ação segue em análise na 5ª Zona Eleitoral de Roraima, podendo resultar em cassação de diplomas e eventual declaração de inelegibilidade, caso a Justiça reconheça fraude à cota de gênero. Caso a fraude seja comprovada, tanto Roberto Franco quanto Adnam Lima correm o risco de serem cassados, além de ficarem inelegíveis e resultar no recálculo do coeficiente eleitoral.
Roberto acusa Ruan de tentativa de extorsão
Com a repercussão, Roberto Franco declarou que Ruan estaria tentando extorquir a ele e ao vereador Adnan Lima “por estarem no mandato”, afirmando que as denúncias teriam motivação política.
Em reação, Ruan publicou uma resposta direcionada diretamente a Roberto em suas redes sociais e afirmou que “quem anda querendo extorquir contratos da Prefeitura é o vereador Roberto Franco, assim como faz com emendas de parlamentares”.
Ele também declarou que não é autor da ação judicial, disse que foi intimado pela Justiça apenas para prestar esclarecimentos e afirmou que não é beneficiário de eventual desdobramento do caso.
A reportagem do Portal O Fato tenta contato com o ex-vereador Ruan Kenobby para esclarecer de que forma ocorreria essa extorsão e o uso de emendas parlamentares mencionadas por ele na publicação.
Sem comentários
A reportagem também entrou em contato com o vereador Roberto Franco que afirmou que não iria se manifestar sobre as acusações de Ruan Kenobby.
Veja a pubicação:
Veja também:
Ex-vereador Ruan Kenobby detalha por escrito fraude à cota de gênero no DC ao TRE
Acesse o nosso perfil no Instagram



