O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) pediu para deixar a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Manaus e retornar ao cargo em Brasília. O anúncio, feito no sábado (8), é interpretado como uma ruptura com o prefeito David Almeida (Avante), acirrando a disputa política na capital com foco nas eleições de 2026.
Vianna estava afastado da Câmara desde janeiro, quando assumiu a pasta no segundo mandato de Almeida, a quem havia apoiado na campanha. A decisão de trocar uma secretaria importante pelo mandato em Brasília é vista como uma manobra para fortalecer sua base e autonomia, marcando um distanciamento do grupo do prefeito antes do próximo pleito.
O que diz o deputado
O deputado federal Saullo Vianna informa que fez o pedido de exoneração da função de secretário da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus para reassumir o mandato na Câmara dos Deputados. A medida é necessária para que ele possa realizar pessoalmente as indicações das emendas parlamentares destinadas aos municípios do Amazonas no orçamento federal de 2026, conforme as normas da Câmara dos Deputados. Trata-se de um procedimento comum e previsto em lei, adotado por parlamentares que exercem cargos no Executivo e precisam retornar ao mandato para registrar suas emendas.
Leia mais:
Governador Wilson Lima nomeia aliados Massami Miki e Janaína Chagas para cargos comissionados
Acesse o nosso perfil no Instagram


