Há sete anos, a Guarda Civil Municipal de Boa Vista mantém o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), focado na preservação dos recursos naturais. A equipe é responsável por receber denúncias de crimes ecológicos e realizar o resgate de animais silvestres.
O grupamento realiza patrulhamento, preventivo e repressivo, em praças, lagos, reservas e áreas de proteção, com o objetivo de coibir danos ao meio ambiente e conservar as belezas naturais da cidade.
O inspetor Vilmo Cardoso destacou que muitas entregas voluntárias de animais, como jabutis, são feitas ao GPA. “Nesses casos, nossa equipe vai até o local, faz o resgate e a entrega segura ao Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Paraviana, garantindo o bem-estar do animal e a preservação das espécies”, explicou.
Com 28 agentes atuando na zona urbana, rural e em comunidades indígenas, o GPA também auxilia outras frentes da Guarda e integra operações com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Um convênio com a SEMMA deu mais autonomia ao grupo para agir em ocorrências ambientais, permitindo respostas ágeis a denúncias como poluição sonora, queima de lixo e descarte incorreto de resíduos.
“A ampliação do poder de atuação fortalece a fiscalização e contribui diretamente para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população de Boa Vista. Além disso, o GPA presta apoio a órgãos municipais, estaduais e federais responsáveis pela fiscalização ambiental, sempre que solicitado”, explicou o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Antônio Carvalho Filho.
Leia também:
Castração gratuita para cães e gatos chega ao bairro União
Acesse o nosso perfil no Instagram


