A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (3), um cidadão da Venezuela foragido, procurado pelas autoridades de seu país por suspeita de homicídio. O homem vivia no Brasil e era alvo de uma Difusão Vermelha emitida pela Interpol, um alerta internacional utilizado para localizar e deter pessoas procuradas a fim de que sejam julgadas ou cumpram pena.
A Difusão Vermelha é um mecanismo de cooperação entre os países membros da Interpol, emitido com base em um mandado de prisão. Embora não tenha o mesmo efeito jurídico de um mandado, ela permite a detenção provisória do procurado até que a Justiça do país onde ele se encontra decida sobre a extradição.
O sistema é utilizado principalmente em casos de crimes graves, como homicídio e tráfico de drogas. No caso do venezuelano preso pela PF, também havia um mandado de prisão para fins de extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Após a detenção, o processo seguirá para análise da Suprema Corte, responsável por julgar o pedido de extradição apresentado pelo governo da Venezuela.
Veja também:
PF deflagra Operação Underground contra esquema de tráfico de armas em Roraima
Acesse o nosso perfil no Instagram


