Durante inauguração de uma quadra no bairro Cidade de Deus, o vice-prefeito de Manaus, Renato Júnior, afirmou que “jornalista precisa sustentar sua família” ao ser questionado sobre o orçamento de R$ 155,8 milhões destinado à comunicação institucional pela Prefeitura de Manaus em 2025. O valor é mais de 50 vezes superior ao previsto para acolhimento de crianças e adolescentes, de apenas R$ 3 milhões.
Renato Júnior disse ainda que a comunicação é prioridade na gestão e que os profissionais e veículos de imprensa são valorizados por isso. “Estamos pagando mais para eles”, declarou.
Segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, a verba é administrada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) já apontou que o montante para acolhimento institucional é insuficiente e cobrou o cumprimento da prioridade absoluta prevista no artigo 227 da Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Levantamento do blog Confere a Conta indica que Manaus lidera os gastos com publicidade institucional por habitante no país, sendo R$ 47,46 por morador entre janeiro e julho de 2025, à frente de cidades como São Paulo (R$ 9,82) e Recife (R$ 35,06).
Confira:
Nos últimos anos, a Semcom firmou contratos milionários com agências de publicidade, como Thera Publicidade e iMarketing, cujas renovações anuais ultrapassam R$ 19 milhões. Em 2024, o órgão chegou a pagar R$ 97,8 milhões — cifra 1,7 mil vezes maior que o valor destinado ao Fundo Municipal de Habitação.
Durante o evento, o vice-prefeito também afirmou que a Prefeitura mantém “relação de respeito e transparência” com os profissionais de imprensa e que “a boa comunicação é parte fundamental de uma gestão eficiente”. Ele destacou que os investimentos buscam ampliar o alcance das ações públicas e fortalecer a imagem da administração.
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