Os bastidores políticos de Roraima estão aquecidos com planejamentos e muitas conversas para as eleições de 2026. Neste cenário, o deputado federal Antonio Nicoletti (União) já deixou claro, aos quatro cantos, que será candidato ao Senado Federal no pleito que se avizinha.
A narrativa ocorre de forma semelhante à de 2023, quando anunciou antecipadamente que seria candidato pelo União Brasil na disputa pela Prefeitura de Boa Vista, contra o prefeito Arthur Henrique (MDB). No ano passado, Nicoletti travou uma verdadeira guerra contra a deputada Catarina Guerra na “disputa pela vaga para disputar a disputa”.
Para aliados, ex-aliados e colegas de partido, a forma autoritária como Nicoletti agiu naquele pleito enfraqueceu o partido, interna e externamente. Com briga até na Justiça, Nicoletti perdeu a vaga, e quem disputou a Prefeitura pelo União foi a deputada Catarina Guerra, que teve o apoio do governador Antonio Denarium e de uma centena de deputados estaduais.
Segundo fontes bem posicionadas, que entraram em contato com O FATO, Nicoletti está decidido a se filiar ao Partido Liberal, tornar-se presidente estadual da sigla e ser o único candidato ao Senado pelo PL em 2026. Dessa forma, Nicoletti estaria com a meta fixa de tomar o comando do PL Roraima do vice-prefeito de Boa Vista, Marcelo Zeitoune, que lidera o partido com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.
O temor dessas fontes e de filiados é que Nicoletti, embora bem posicionado em pesquisas, seja um agente do caos, como ocorreu no União Brasil — situação que o fez perder o comando do União Roraima e de Boa Vista.
Janela partidária
A janela partidária para as eleições gerais de 2026 no Brasil vai de 6 de março a 5 de abril de 2026.
Outro lado
O FATO entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado federal Antonio Nicoletti para fazer questionamentos sobre o conteúdo.
A equipe se limitou a enviar um release de um encontro entre Nicoletti e Valdemar Costa Neto, no qual informa que ambos conversaram sobre o futuro do partido em Roraima e a filiação do deputado federal. Veja o conteúdo na íntegra:
O deputado federal Nicoletti (União-RR) foi recebido, nesta quarta-feira (3), pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, na sede do partido, em Brasília. A reunião teve como foco o alinhamento de estratégias e o fortalecimento das ações políticas da legenda em Roraima e no cenário nacional.
Durante o encontro, foram discutidos o futuro político do estado, as pautas da direita e o apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo Nicoletti, enfrenta um processo injusto e parcial.
O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, deu as boas-vindas ao deputado Nicoletti, que deve oficializar sua filiação à legenda nos próximos dias. A movimentação foi autorizada pelo presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, o que dispensa a necessidade de aguardar a janela partidária prevista para março de 2026.
A reunião contou ainda com a presença do deputado federal Sanderson (PL-RS), pré-candidato ao Senado em 2026, que acompanha de perto o processo de articulação interna da sigla.