A partir desta segunda-feira, dia 08 de setembro, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), iniciará mais uma campanha do Aqui Tem Dono.
Serão beneficiadas mais de duas mil famílias do bairro Equatorial que já poderão levar os documentos solicitados para iniciar a regularização de suas residências.
A Codesaima fará o atendimento aos moradores na Escola Estadual Militarizada Professora Conceição Costa e Silva, localizada na avenida Santo Antônio, 606, no bairro Senador Hélio Campos.
Será um mês de recolhimento de documentos, de 08 de setembro a 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Nos sábados, o horário de atendimento será das 08h às 12h.
Para iniciar essa fase de coleta da documentação era necessário fazer a topografia, uma vez que depois de décadas ainda não havia o registro topográfico dessas áreas.
Durante o mês de agosto, equipes da Codesaima acompanharam uma empresa contratada para fazer esse serviço nos terrenos dos conjuntos Alvorada l, Alvorada ll e Paraná. Agora o trabalho chegou aos moradores do Equatorial.
Segundo o coordenador dos topógrafos, Joelson Mota, 70% das medições já foram feitas, utilizando um sistema de GPS, com uso de drones, que produzirá um mosaico com todas as áreas do bairro. “Estamos detalhando a parte interna e externa dos lotes. Pelo GPS, mesmo que não pudermos fazer a parte interna do terreno, teremos os dados da parte externa”, disse.
Neste domingo, dia 07, o governador Antonio Denarium fez questão de acompanhar o trabalho de topografia e falar com os moradores. Na casa de Maria Leci Silva, ele falou com a família e explicou sobre a importância do trabalho que está sendo realizado.
“Hoje é dia 07 de setembro, domingo, junto com a equipe da Codesaima, estamos dando essa boa notícia da entrega da escritura pública. Os topógrafos, devidamente credenciados, estarão visitando casa a casa para fazer a medida dos terrenos”, disse.
Dona Leci, que mora na residência há 17 anos, revelou estar satisfeita, pois já tinha tentado regularizar sua moradia sem sucesso. “Antes só era promessa e nunca fizeram, mas agora o Governo vai fazer de verdade”, comentou.
Já Lindalva Leão, de 81 anos, residente na mesma rua, disse que mora há 25 anos no local e finalmente terá sua casa regularizada. “Estou maravilhada com esse trabalho que estão fazendo para a gente. Parabéns”, falou.
Com os terrenos devidamente dimensionados, os moradores podem levar os documentos solicitados para a Escola Professora Conceição Costa e Silva e iniciar a regularização. Serão feitos dossiês de cada imóvel que serão enviados ao Cartório de Imóveis para a liberação das escrituras públicas.
Todo esse trabalho está sendo realizado pelo Governo do Estado sem custo para os moradores.