“Minha casa era de madeira, ruim, chovia muito dentro, era uma agonia. Agora estou com ela toda em tijolo, ainda falta umas coisas, que vou ajeitar, com certeza, mas a diferença já é grande, essa ajuda mudou a minha vida para melhor”. O depoimento emocionado é da dona de casa Raimunda Martins dos Santos, moradora de Piçarra, município localizado a mais de 700 quilômetros de Belém.
Na Região de Integração dos Carajás, Raimunda foi uma das pessoas contempladas pelas duas etapas do Programa Habitacional Sua Casa, criado pelo governador Helder Barbalho e coordenado pelo governo estadual com apoio da vice-governadora Hana Ghassan. Considerado um dos maiores programas habitacionais do Brasil no combate ao déficit de moradia, o projeto já beneficiou mais de 120 mil famílias em todo o Pará entre 2019 e 2025.
Em Piçarra, município com cerca de 12 mil habitantes, segundo dados do IBGE (2022), o programa já transformou o sonho da casa própria em realidade para 537 famílias. Na região dos Carajás como um todo, mais de 10.600 famílias foram contempladas com os recursos.
Para Manoel Pioneiro, diretor-presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab/Pará), órgão gestor do programa, a iniciativa cumpre plenamente sua função social:
“O ‘Sua Casa’ beneficia não só municípios da Região Metropolitana de Belém, mas chega a todas as regiões de integração do Estado, levando moradia digna a quem mais precisa”, destaca.
Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidades habitacionais, o programa concede dois tipos de auxílio:
-
Aquisição de materiais para a execução das obras;
-
Auxílio pecuniário, que pode chegar a R$ 21 mil, para contratação de mão de obra.
Ambos os benefícios são doações do Governo do Estado, que têm proporcionado uma melhoria significativa na qualidade de vida de milhares de paraenses, principalmente em áreas mais afastadas dos grandes centros.
A dona de casa Raimunda Martins fez questão de registrar o antes e depois de sua residência. “É um sonho que se tornou realidade. Hoje, tenho mais segurança para mim e minha família”, comemora.