O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, promove nesta quinta (10) e sexta-feira (11) uma série de capacitações no município de Normandia, como parte das ações da Ouvidoria Eleitoral Indígena e da Ouvidoria da Mulher.
As atividades acontecem na comunidade indígena Raposa, localizada a cerca de 50 quilômetros da sede do município. A analista judiciária, Iara Calheiros, informou que na quinta-feira (10), a formação é voltada para ouvidores indígenas e tem como foco a cidadania, a inclusão e a participação dos povos originários no processo eleitoral, além de orientações sobre alistamento, transferência de domicílio e atualização do cadastro biométrico.
Ainda conforme ela, na sexta-feira (11), a capacitação é destinada exclusivamente às mulheres indígenas, com um conteúdo voltado à participação feminina nas eleições. “A formação integra as ações da Ouvidoria da Mulher, criada pela atual gestão do TRE-RR em julho passado, com o objetivo de ampliar espaços de escuta e fortalecer a representatividade feminina na Justiça Eleitoral”, disse.
Entre os temas abordados estão o avanço da presença das mulheres na política, o aumento de candidaturas femininas, legislação e políticas públicas de equidade, cotas de gênero e os desafios enfrentados por mulheres indígenas no contexto eleitoral. Também serão discutidas as atribuições da Ouvidoria da Mulher e as perspectivas para o futuro da participação feminina na democracia.
Iara Calheiros destacou que as capacitações fazem parte da programação da Justiça
Eleitoral Itinerante, que nesta semana percorreu diversas comunidades de Normandia levando atendimento eleitoral gratuito e facilitado. A ação será encerrada com a inauguração da segunda sede física da Ouvidoria Eleitoral Indígena, nesta sexta-feira (11), na comunidade Raposa.
Mais informações sobre os serviços da Justiça Eleitoral estão disponíveis pelo WhatsApp institucional do TRE-RR: (95) 2121-7001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.