O Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou nesta terça-feira (27) a entrega de kits de enxoval para 93 gestantes em situação de vulnerabilidade, atendidas pelo programa Colo de Mãe. A ação tem como objetivo garantir proteção e cuidados às mães a partir do oitavo mês de gestação.
Durante a solenidade, as participantes também acompanharam uma palestra sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida, ministrada pela psicóloga Marina Alves, do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
Segundo a coordenadora do programa, Edmara Filgueiras, o Colo de Mãe é desenvolvido em duas etapas: começa com o acompanhamento familiar por meio de visitas domiciliares e, posteriormente, ocorre a entrega dos benefícios. Entre eles, estão os enxovais distribuídos no final da gestação e um cartão no valor de R$ 200, destinado à compra de leite, frutas e verduras, contribuindo com a segurança alimentar das famílias.
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, ressaltou a importância da ação para o bem-estar das mães e dos bebês.
“Realizamos mais uma entrega dos kits de enxoval com itens essenciais para esse início da vida do bebê, reforçando nosso compromisso com o acolhimento e o cuidado”, afirmou.
O que vem no kit
Cada enxoval entregue às gestantes contém banheira, itens de higiene, rede, mosquiteiro, roupas de bebê, cobertor, toalha, coeiro, trocador, bolsa, nécessaire e fraldas de tecido.
O programa
Focado na Primeira Infância, o Colo de Mãe é coordenado pela Setrabes e oferece proteção social, cuidados com a saúde, registro civil e apoio alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade. O acompanhamento começa na gestação, com visitas domiciliares, rodas de conversa e palestras mensais.
Além do enxoval, o programa garante apoio no momento do parto, o registro de nascimento da criança com emissão de CPF e, a partir dos seis meses, o fornecimento de leite por meio de um cartão-benefício até os três anos de idade.