outubro 13, 2025
InícioParáDeputados aprovam direitos a quem vive com fibromialgia e valoriza cultura paraense

Deputados aprovam direitos a quem vive com fibromialgia e valoriza cultura paraense

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, na manhã desta terça-feira (6), o Projeto de Lei n° 522/2024, de autoria do deputado Gustavo Sefer (PSD), que reconhece para as pessoas com fibromialgia os mesmos direitos e garantias legais assegurados às pessoas com deficiência no estado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira tem fibromialgia. A cada 10 pacientes diagnosticados, de sete a nove são mulheres. A síndrome também acomete homens, idosos, adolescentes e crianças.

A fibromialgia pode surgir após eventos graves, como traumas físicos, psicológicos ou mesmo infecções. As causas exatas ainda são desconhecidas, mas suspeita-se que a condição esteja relacionada a fatores genéticos, neurológicos, psicológicos ou imunológicos. Caracterizada por dor muscular generalizada, fadiga persistente, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas, a síndrome compromete significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Além das limitações físicas, é comum o surgimento de transtornos mentais associados, como depressão e ansiedade.

Segundo o deputado Gustavo Sefer, reconhecer a fibromialgia como deficiência é fundamental para garantir o acesso a direitos e benefícios previstos em lei. “Reconhecer a condição como deficiência é essencial para a proteção dos direitos das pessoas com fibromialgia. Isso inclui apoio social, adaptações no ambiente de trabalho e educacional, além de medidas de acessibilidade”, afirmou. O parlamentar acrescentou: “A inclusão formal da fibromialgia permitirá a implementação de adaptações razoáveis em espaços públicos e privados, conforme estabelece a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015), promovendo maior inclusão e a redução de barreiras enfrentadas pelos pacientes”.

O reconhecimento da fibromialgia como deficiência também permitirá a realização de campanhas de conscientização e educação, consideradas fundamentais para combater estigmas e preconceitos.

Tradições paraenses ganham reconhecimento cultural

Três manifestações foram oficialmente reconhecidas como Patrimônio Cultural do Estado do Pará.

O Projeto de Lei nº 593/2024, do deputado Aveilton Souza (PSD), declara o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no município de Redenção, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. A festa religiosa cresce a cada ano, e seu traslado percorre as ruas da cidade renovando a fé, o amor e a devoção dos mais de 85 mil redencenses.

O Projeto de Lei nº 139/2024, do deputado Wescley Tomaz (Avante), reconhece o “Festival do Açaí”, em Itaituba, como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial. Idealizado por um grupo de amigos naturais da cidade e fundadores da Associação dos Filhos de Itaituba (Asfita), o festival valoriza o açaí não apenas como alimento energético, mas também como matéria-prima de relevância para a indústria de alimentos, cosméticos e exportação.

Por fim, o Projeto de Lei nº 487/2024, de autoria do deputado Fábio Freitas (Republicanos), declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará a Feira Agropecuária de Paragominas – Agropec, fundada em 1967. A feira consolidou-se como a maior vitrine do agronegócio da região, sendo peça-chave para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município e do estado.

Reconhecimento à comunicação institucional

O deputado Aveilton Souza também apresentou requerimento de votos de aplauso à Assessoria de Imprensa e Divulgação da Alepa, que recebeu o certificado de 1º lugar em interações entre instituições públicas do Brasil, na categoria legislativa. O reconhecimento foi entregue no dia 30 de abril, durante o evento da plataforma Social Media Gov, em Florianópolis (SC).

A equipe de redes sociais da Alepa foi destacada por seu compromisso, atuação e transparência em relação à gestão pública e à população. Pelo segundo ano consecutivo, a Alepa lidera o ranking nacional entre as Assembleias Legislativas. Em 2024, os perfis do Instagram e do Facebook da Casa foram reconhecidos entre os que mais se destacaram nas categorias de inclusão e diversidade em todo o país.

A organização do evento, o Social Media Gov monitora as redes sociais de todos os órgãos públicos brasileiros. A Alepa é, atualmente, a única instituição do Pará — entre os níveis municipal e estadual — a liderar um ranking nacional da plataforma.

Conteúdo: ALEPA 

spot_img

Últimos Artigos

Prefeitura mantém equipes de limpeza diariamente em todas as regiões de Boa Vista

Boa Vista conta diariamente com equipes de limpeza atuando em todas as regiões da...

MP investiga suposto desvio de verba de combustível na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento preparatório para apurar...

Professora Jaqueline toma posse como deputada estadual nesta terça, 14

A vereadora Professora Jaqueline Pinheiro (União Brasil) deixou a Câmara Municipal de Manaus (CMM)...

André Zogahib e Kátia Couceiro têm candidatura homologada na eleição para reitoria da UEA

A Comissão Eleitoral Geral homologou nesta segunda-feira (13) a inscrição da chapa “União, Ética...

Mais como este

Prefeitura mantém equipes de limpeza diariamente em todas as regiões de Boa Vista

Boa Vista conta diariamente com equipes de limpeza atuando em todas as regiões da...

MP investiga suposto desvio de verba de combustível na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento preparatório para apurar...

Professora Jaqueline toma posse como deputada estadual nesta terça, 14

A vereadora Professora Jaqueline Pinheiro (União Brasil) deixou a Câmara Municipal de Manaus (CMM)...