fevereiro 5, 2026
InícioRoraimaDeputados derrubam 11 vetos do governador Antonio Denarium a projetos de lei...

Deputados derrubam 11 vetos do governador Antonio Denarium a projetos de lei aprovados pela ALE

Sampaio destacou que a análise foi feita de maneira técnica e responsável

Publicado em

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 23, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) derrubou 11 dos vetos apresentados pelo governador Antonio Denarium (PP) a projetos de lei aprovados pela Casa, mantendo apenas um. A decisão, tomada por maioria dos parlamentares, reforça o compromisso do Legislativo com propostas consideradas essenciais para a população roraimense.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que a análise foi feita de maneira técnica e responsável.

“A Assembleia exerceu sua prerrogativa constitucional com equilíbrio, respeito institucional e responsabilidade. A decisão foi construída com diálogo entre os parlamentares, levando em conta o mérito de cada matéria”, afirmou.

Vetos totais rejeitados

Dos 11 vetos derrubados, seis eram totais, resultando no restabelecimento integral dos respectivos projetos. Entre eles, está o veto ao Projeto de Lei Complementar nº 005/2024 (Mensagem Governamental nº 40/2025), que altera o regime jurídico dos servidores públicos para incluir como infrações ético-disciplinares o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação. O veto foi rejeitado por 16 votos.

“Estamos tratando da garantia de um direito, independentemente de gênero. O assédio e a discriminação precisam ser combatidos. Isso é uma questão de dignidade humana”, defendeu a autora do projeto, deputada Catarina Guerra (União).

Também foi reintegrado o Projeto de Lei nº 177/2023 (Mensagem nº 42/2025), que institui a Política Estadual de Diagnóstico, Prevenção e Acompanhamento de Casos de Depressão nas Instituições Públicas de Ensino. O veto foi rejeitado por 16 votos.

“Essa proposta é essencial. A depressão é um problema real e crescente. Muitas pessoas sofrem em silêncio, e precisamos garantir apoio efetivo”, afirmou o autor, deputado Armando Neto (PL).

Outro projeto retomado foi o PL nº 82/2024 (Mensagem nº 44/2025), que estabelece mecanismos de controle do patrimônio público e obriga a provisão de encargos trabalhistas por empresas contratadas de forma contínua pelo Estado. O veto caiu por 17 votos.

“Esse projeto dá segurança aos trabalhadores terceirizados e ao próprio Estado. Já vi de perto os prejuízos causados pelo descumprimento de direitos. Rejeitar o veto é proteger o trabalhador e o erário”, defendeu o autor, deputado Rarison Barbosa (PMB).

O projeto que institui a Política Estadual de Valorização do Homem do Campo (PL nº 148/2024, Mensagem nº 46/2025) também teve o veto total rejeitado, com 17 votos favoráveis.

Além disso, foram derrubados os vetos aos seguintes projetos de lei complementar: PLC nº 004/2024 (Mensagem nº 47/2025), que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Agentes Penitenciários (Lei Complementar nº 259/2017), com veto rejeitado por 18 votos; e PLC nº 003/2024 (Mensagem nº 51/2025), que altera o artigo 86 da Lei Complementar nº 53/2001, assegurando licença para mandato sindical. O veto foi derrubado por 16 votos.

“Mais de dez presidentes de sindicato estiveram presentes na votação. Muitos enfrentam represálias e perdem direitos ao assumirem cargos de representação. Corrigir essa injustiça é fortalecer a representatividade”, pontuou Rarison Barbosa.

Vetos parciais rejeitados

Além dos vetos totais, cinco vetos parciais também foram rejeitados. Um deles ao PL nº 117/2022 (Mensagem nº 43/2025), que institui o “Período Cinza” para conscientização e combate a incêndios e queimadas. A rejeição teve 17 votos.

“Já temos semanas temáticas como as de enfrentamento à violência contra a mulher. O princípio é o mesmo: chamar atenção para um problema grave”, argumentou a deputada Angela Aguida Portella (Progressistas).

Outros vetos parciais derrubados

  • PL nº 104/2024 (Mensagem nº 45/2025): inclui a Semana da Cultura Cristã no Calendário Oficial do Estado – rejeitado por 16 votos;
  • PL nº 047/2024 (Mensagem nº 48/2025): determina a criação de salas especiais nos IMLs para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência – rejeitado por 16 votos;
  • PL nº 059/2024 (Mensagem nº 49/2025): cria o Programa de Uso e Reuso da Água nas escolas estaduais – rejeitado por 15 votos;
  • PL nº 093/2024 (Mensagem nº 50/2025): institui campanha permanente de conscientização sobre os riscos de intoxicação por agrotóxicos – rejeitado por 15 votos.

Com a derrubada dos vetos, os trechos originalmente retirados pelo Executivo passam a integrar de forma definitiva o ordenamento jurídico estadual. A promulgação dos projetos caberá agora à presidência da ALE-RR.

Veto mantido

O único veto mantido foi ao PL nº 133/2022 (Mensagem nº 41/2025), que previa penalidades para atos de discriminação contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O veto foi mantido por 15 votos.

spot_img

Últimos Artigos

Helder Barbalho segue na liderança na disputa pelo Senado no Pará, aponta nova pesquisa Real Time Big Data

A pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (5) aponta o governador Helder...

MPF processa Unir por falhas na Lei de Cotas em concursos para professores

O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública contra a Fundação Universidade Federal de...

Homem é preso após arrastar cachorro por corrente em motocicleta em Breu Branco

Um homem foi preso em flagrante após ser flagrado arrastando um cachorro por uma...

Justiça Federal confirma condenação da FIB por oferta irregular de ensino superior no Pará

A Justiça Federal confirmou a condenação da Fundação Ítalo-Brasileira (FIB) e de seus gestores...

Mais como este

Helder Barbalho segue na liderança na disputa pelo Senado no Pará, aponta nova pesquisa Real Time Big Data

A pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (5) aponta o governador Helder...

MPF processa Unir por falhas na Lei de Cotas em concursos para professores

O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública contra a Fundação Universidade Federal de...

Homem é preso após arrastar cachorro por corrente em motocicleta em Breu Branco

Um homem foi preso em flagrante após ser flagrado arrastando um cachorro por uma...