O Governo de Roraima apresentou nesta terça-feira, 28, a ferramenta “Empresa Fácil – Tá Na Mão”, uma solução tecnológica desenvolvida para agilizar o atendimento a empresários na Junta Comercial de Roraima (Jucerr).
Por meio do chatbot Jutech, conhecido como “Juju”, os empreendedores agora podem abrir empresas diretamente pelo WhatsApp de forma rápida e descomplicada. O processo de formalização é realizado com orientações claras e personalizadas. Para utilizar o serviço, basta entrar em contato pelo número (95) 98405-8444.
De acordo com o governador Antonio Denarium, o objetivo é oferecer suporte de qualidade aos empreendedores do estado, incluindo aqueles que ainda atuam na informalidade, incentivando-os a migrar para a formalidade. Ele destacou os benefícios da nova plataforma: “Com mais uma ferramenta acessível para a população empreendedora, é possível contratar mais funcionários, aumentar o número de empregos, fazer a economia crescer, e os roraimenses ganham mais segurança jurídica para trabalhar com mais facilidade”.
O governador também enfatizou os avanços alcançados em sua gestão: “Quando assumimos o governo em 2019, demorava cerca de 30 dias só para registrar uma empresa na Junta Comercial. Não havia um bom sistema, e a situação como um todo era muito ruim. Hoje, é possível abrir uma empresa ou fazer uma alteração contratual de forma rápida e eficiente. Agora, com o Empresa Fácil Tá na Mão, pelo WhatsApp, o empreendedor pode enviar seus documentos, realizar a assinatura digital e concluir todo o processo de legalização em até 10 minutos, se atender aos critérios legais”.
A nova funcionalidade utiliza uma conexão via API (Interface de Programação de Aplicação), que permite acesso e atualização em tempo real das informações do processo, como consulta de status de registro, envio de documentos e validação de dados. O chatbot também oferece respostas instantâneas para consultas simples, como informações sobre taxas, status de processos ou prazos. Além disso, o atendimento pode ser híbrido, mesclando assistência automatizada e humana, garantindo suporte adequado aos usuários.
Principais funcionalidades e vantagens da ferramenta:
- Abertura de empresas com integração a órgãos como Receita Federal e prefeituras;
- Consultas de viabilidade para nomes e endereços de funcionamento;
- Processos mais rápidos e eficientes;
- Plataforma centralizada com diversos órgãos;
- Acompanhamento em tempo real;
- Redução de custos operacionais, burocracia e processos simplificados.
Outro diferencial é a possibilidade de contadores enviarem e iniciarem vários processos simultaneamente, enquanto aguardam as assinaturas finais, otimizando o tempo de trabalho. Apenas processos completos e previamente analisados chegam para a assinatura. Analistas também podem identificar e solicitar correções logo nas etapas iniciais.
O presidente da Jucerr, Vicente Ricarte, destacou a importância da ferramenta para democratizar o acesso à abertura de empresas. “E por que não utilizar o WhatsApp para abrir a empresa, já que é um aplicativo tão comum no dia a dia de todos? A gente sabe que a burocracia ficou entranhada nos serviços públicos durante muito tempo, até mesmo como uma forma de segurança. A desburocratização desse procedimento é facilitar a vida daquele cidadão que tem um sonho de empreender. Por isso, o Governo de Roraima implantou o Tá Na Mão, possibilitando ao cidadão abrir e constituir sua empresa e adquirir o CNPJ utilizando apenas o celular”, afirmou.
Redução de taxas
Em 2023, como parte das ações de desburocratização para fortalecer o ambiente empreendedor, o Conselho de Vogais da Jucerr, com anuência do governador Antonio Denarium, aprovou a redução dos preços de serviços oferecidos pela autarquia.
A medida foi aprovada pela comissão deliberativa do órgão, composta por 16 membros efetivos, após reunião com o governador. A revisão de preços resultou em até 49% de redução, como no caso da emissão de certidão simplificada pela internet.