A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou em dezembro de 2024 uma queda no percentual de famílias endividadas em Roraima. O índice chegou a 87,4%, representando o menor patamar desde maio de 2023 e marcando o quarto mês consecutivo de redução.
De acordo com o economista e assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, o resultado reflete o esforço das famílias em quitar suas dívidas, mas aponta desafios persistentes.
“Esse é o menor percentual desde maio de 2023 e mostra que as famílias estão conseguindo pagar suas dívidas. Mas, apesar dessa redução, o cartão de crédito e o uso de carnês de lojas, que teve um aumento em dezembro, continuam sendo as principais dívidas dos consumidores em Roraima”, explicou.
Além da redução no endividamento, a Peic apontou que o percentual de famílias que afirmaram não ter condições de pagar suas dívidas caiu para 4,6% em dezembro. O índice de contas em aberto também diminuiu, fechando o ano em 29,2%, o menor registrado desde fevereiro de 2023.
Sobre a Peic
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) é uma ferramenta que auxilia empresários do comércio de bens, serviços e turismo no acompanhamento do perfil de endividamento dos consumidores. A pesquisa fornece informações detalhadas sobre o comprometimento da renda com dívidas, contas e faturas em atraso, além da percepção das famílias sobre sua capacidade de pagamento.


