O Ministério do Turismo anunciou neste domingo (15) um novo marco para o setor, com o Aeroporto Internacional de Belém (PA) registrando 3,9 milhões de passageiros ao longo de 2024 até agora. O número representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2023, quando 3,6 milhões de pessoas utilizaram o terminal. A conquista foi comemorada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, autoridades locais e representantes da Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária responsável pela administração do aeroporto.
A celebração contou com a homenagem aos passageiros do voo 3704, da LATAM Brasil, que partiu de Brasília (DF). Entre eles, Andrya Dionísio de Brito recebeu destaque como a “passageira símbolo” do recorde e foi presenteada com uma medalha comemorativa. “Eu fiquei surpresa com o que aconteceu aqui e muito honrada com a homenagem. Esse é um momento particularmente especial para mim porque sou de Belém, estou morando no Sul do país e hoje vim buscar meu filho para morar comigo lá. Então, é uma dupla alegria saber que Belém é uma cidade que já recebe e acolhe um número tão grande de pessoas”, declarou Andrya.
Foco no turismo e grandes eventos
Durante a cerimônia, o ministro Celso Sabino destacou a importância da marca alcançada e seu impacto para o turismo local. “E são justamente grandes eventos que teremos em 2025, como a COP 30, o encontro do BRICS. E hoje confirmamos aqui os grandes resultados que são fruto do esforço do governo federal em diversas áreas, como o turismo e portos e aeroportos. O turismo em nosso país este ano quebrou muitos recordes em vários setores, e a mesma coisa ocorreu aqui com o Aeroporto de Belém, com o maior recorde de passageiros de toda a sua história”, afirmou.
Eduardo Costa, secretário estadual de Turismo, também enfatizou os esforços conjuntos que permitiram a conquista. “Esse é um marco que, sem dúvida, é resultado de esforços conjuntos e principalmente de parcerias, como a do Ministério do Turismo e do governo federal como um todo com o Pará e com Belém, que agora passa a ter relevância e, acima de tudo, excelência no receptivo dessa área tão importante na geração de emprego e renda aos operadores do turismo”, disse.
Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, também celebrou a marca. “Estamos muito orgulhosos que esse momento histórico no turismo do Pará aconteça em uma aeronave da LATAM. Isto porque somos a companhia aérea que mais investe no Brasil, com mais de 1,3 milhão de novos assentos adicionados só este ano no mercado doméstico brasileiro”, pontuou.
Infraestrutura pronta para o futuro
Com capacidade para receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional de Belém passa por obras de ampliação e modernização desde que a administração foi assumida pela NOA, em setembro de 2023. As melhorias incluem expansão de áreas operacionais, aumento da eficiência no fluxo de passageiros e modernização das instalações. Segundo a NOA, essas adaptações preparam o terminal para grandes eventos, como a COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025.
Marcos históricos e expectativas
O Aeroporto Internacional de Belém registrou números impressionantes ao longo de 2024. Em maio, alcançou um crescimento de 12% na movimentação de passageiros, superando marcas históricas. Em junho, o terminal movimentou 420 mil viajantes, um recorde para o mês. Com uma média de 330 mil passageiros mensais e cerca de 100 pousos e decolagens diários, a expectativa é fechar o ano com mais de 4 milhões de passageiros, consolidando o aeroporto como um dos principais hubs da região Norte.
As comemorações reforçam a relevância do turismo para a economia local e nacional, com Belém se destacando como destino e ponto de conexão estratégica na Amazônia.
Foto: Divulgação