Dois alunos do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participarão dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) na modalidade badminton. A competição, que ocorrerá em João Pessoa-PB, premiará os melhores atletas escolares do país.
Os atletas Josimar Costa, de 16 anos, e Beatriz Silva, de 15, praticam badminton no polo do CCJuv em Caracaraí e venceram a etapa estadual dos jogos escolares em Roraima, nas categorias masculina e feminina. Agora, eles se preparam para o desafio em nível nacional.
“Conheci o badminton no CCJuv e, no começo, competia e não ganhava, mas agora consegui ser campeão estadual. Estou com uma boa expectativa de trazer uma medalha e representar bem o nosso estado. Esse é um dos meus maiores objetivos, então estou treinando muito para jogar e fazer bonito lá”, afirmou Josimar.
A modalidade badminton é oferecida desde 2022 no CCJuv de Caracaraí, e foi em fevereiro deste ano que Beatriz migrou do atletismo para esse esporte ainda novo em Roraima.
“O professor de atletismo nos levou para experimentar o badminton, e eu gostei tanto que decidi continuar”, contou Beatriz. Sobre as expectativas para a competição, ela é confiante: “Acredito que vamos conseguir trazer uma medalha para o estado. Treinamos bastante e estamos prontos para fazer uma boa competição”, declarou.
O professor Raimundo Moraes, instrutor de badminton no programa da ALE-RR e presidente da federação roraimense da modalidade, explica que o esporte surgiu simultaneamente no Estado e no CCJuv, e que os resultados positivos mostram o sucesso do projeto.
“Hoje, contamos com 62 alunos-atletas, e dois deles, do CCJuv, já conquistaram o título de campeões, tanto no masculino quanto no feminino. Isso é incrível! A expectativa agora é trazer mais medalhas, com muita fé em Deus de que tudo dará certo”, destacou o treinador.
As competições de badminton nos Jogos Escolares Brasileiros ocorrerão de 14 a 17 de novembro, nas categorias masculina e feminina, para atletas de 15 a 17 anos.
O programa
O CCJuv oferece diversas atividades, como balé, ginástica rítmica, teatro, futebol, judô, caratê, jiu-jitsu, zumba, capoeira, breakdance, coral, violão, teclado, k-pop, zumba e treinamento funcional.
Para matricular crianças e adolescentes, é necessário apresentar cópia da carteira de identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4. Para matrículas de adultos, basta apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Toda a documentação deve ser entregue na sede do polo que disponibiliza a modalidade, em horário comercial.
Foto: Divulgação