O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou, em decisão histórica, a reeleição da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins para liderar a Corte no biênio 2026-2027. A recondução ao cargo, viabilizada por uma alteração no regimento do tribunal aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), torna Yara a primeira conselheira a alcançar mandatos consecutivos na história da instituição.
Primeira mulher a presidir o TCE-AM entre 2018 e 2019, Yara retornou à presidência em 2023, assumindo a gestão do biênio 2024-2025, e agora passará a ser a única a liderar o tribunal por três mandatos.
A eleição para a presidência e para o novo corpo diretivo do TCE-AM ocorreu em sessão extraordinária nesta quinta-feira (7), com cinco votos favoráveis e um em branco. Os conselheiros Érico Desterro, Josué Cláudio Neto, Mario de Mello, Yara Amazônia Lins, Júlio Pinheiro e Luis Fabian Barbosa participaram da votação, com os dois últimos enviando seus votos por carta. Ari Moutinho Júnior, que está em férias, optou por não votar.
A mudança no regimento do tribunal foi promovida pela Aleam, que alterou dispositivos das Leis nº 2.423/1996 e nº 4.743/2018, e aprovada de forma unânime pelos deputados estaduais. O objetivo foi alinhar o TCE-AM a práticas de outras cortes estaduais e federais, como as dos Tribunais de Contas do Pará, do Ceará e da União.
Com as novas regras, os conselheiros podem eleger cargos como presidente, vice-presidente, corregedor-geral, ouvidor e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas para mandatos de dois anos, com direito a uma reeleição para os mesmos cargos. A convocação para nova eleição poderá ocorrer um ano após o último pleito.
Novo corpo diretivo para 2026-2027
Na mesma sessão, o conselheiro Josué Cláudio Neto foi eleito vice-presidente da Corte, enquanto a corregedoria ficará a cargo de Luis Fabian Barbosa. Júlio Pinheiro continuará como coordenador da Escola de Contas Públicas, ocupando o cargo pela terceira vez, e Mario de Mello seguirá na Ouvidoria.
As presidências da 1ª e 2ª Câmara do TCE-AM serão definidas durante a 1ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno de 2026.
Presidente: Yara Amazônia Lins
Vice-presidente: Josué Cláudio Neto
Corregedor: Luis Fabian Barbosa
Ouvidor: Mario de Mello
Coordenador da Escola de Contas Públicas: Júlio Pinheiro
Trajetória
Com quase cinco décadas de serviço ao TCE-AM, Yara Lins iniciou sua carreira como taquígrafa em 1975 e se tornou conselheira em 2014. Em sua primeira gestão, liderou a modernização do tribunal, incluindo a criação de um grande data center para a região Norte. Durante o mandato atual, iniciado em 2024, Yara tem se focado na valorização dos servidores, na humanização da gestão e em projetos que promovem a participação das mulheres na administração pública.
A gestão de Yara também se destaca pelo enfoque pedagógico no controle de contas públicas, buscando orientar gestores para evitar erros administrativos. Em seu discurso de posse de 2024, reforçou seu compromisso com a transparência e eficiência na administração pública.
Com a reeleição, Yara Lins pretende dar continuidade à sua plataforma de modernização, fortalecimento técnico e diálogo entre o Tribunal e as demais esferas do poder público, visando consolidar o TCE-AM como referência em governança e transparência na administração estadual.