O pecuarista Muni Lourenço, atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e envolvido em diversos episódios de degradação ambiental, está prestes a ser agraciado com a medalha Ruy Araújo, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) por meio do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) Nº 54/2024, que entrou em tramitação nesta quinta-feira, 17, com prazo de três dias para tramitação.
Apesar da indicação destacar a “importância” da atuação de Lourenço para a sociedade amazonense, o pecuarista possui um histórico de polêmicas. Em 2016, ele foi multado em mais de R$ 112 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devido a crimes ambientais em Autazes.
Em 2019, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), comprometendo-se a recuperar 8,5 hectares de áreas degradadas.
Além das multas ambientais, Muni Lourenço tem sido um crítico da criação de áreas de conservação e da demarcação de terras indígenas, alegando que tais medidas prejudicam os produtores rurais, especialmente em Autazes. A região tem sofrido com o desmatamento, e as multas por crimes ambientais totalizaram R$ 5,2 milhões na última década.
*Controverso*
A indicação do nome de Lourenço pelo deputado João Luiz surpreende por divergir de ações anteriores do parlamentar, que em agosto deste ano, solicitou ao Ibama dados detalhados sobre queimadas e incêndios florestais, demonstrando preocupação com os impactos ambientais e os problemas respiratórios causados à população.
O parlamentar chegou até mesmo a participar de ações de combate às queimadas no estado, afirmando que os incêndios florestais eram uma ameaça crescente para o Amazonas.
A medalha
A Medalha Ruy Araújo é a mais alta comenda concedida pelo Poder Legislativo do Estado do Amazonas, Brasil. Instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) 1/1981, ela homenageia indivíduos que se destacam em áreas como política, direito e cultura, reconhecendo suas contribuições significativas para a sociedade amazonense.