Na reta final do mandato, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou, na tarde desta terça-feira, 11, a implantação de BRS, Serviço Rápido por Ônibus, em Belém. A medida faz parte de um conjunto de obras municipais voltadas para a Conferência das Partes da ONU (COP-30), que será realizada em 2025 na capital paraense.
O prefeito detalhou em entrevista coletiva para a imprensa, concedida no Palácio Antônio Lemos, as obras no Complexo do Ver-o-Peso; o Bus Rapid Service – Serviço de Ônibus Rápido (BRS) na avenida Júlio Cesar; do Parque São Joaquim; e Mercado de São Bras.
Conforme Rodrigues, todas as obras detalhadas têm financiamento do Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. O prefeito Edmilson Rodrigues apresentou cada uma, explicando como serão feitas, os valores investidos e os benefícios que cada obra vai oferecer.
O prefeito Edmilson Rodrigues explicou também como será a obra na avenida Júlio César, que receberá nos seus 5 quilômetros o BRS. A Ordem de serviço foi assinada na manhã desta terça-feira e o investimento total é de R$ 136,5 milhões. O projeto inicial para a Júlio Cesar, feito pela gestão municipal anterior, era para Bus Rapid Transit (BRT), o que foi rejeitado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, que modificou o projeto.
“Eu disse que preferia perder o recurso do que fazer o BRT e conseguimos negociar com o governo federal para mudar o projeto; terminamos a licitação e hoje vamos fazer toda a modernização da Júlio Cesar, com o BRS. Ao invés de tirar 500 árvores do canteiro central, vamos manter todo o canteiro e sua vegetação” detalhou o prefeito.
O projeto será executado pelo Consórcio TP BRT Centenário e terá duas fases. O prefeito detalhou a primeira, a ser executada agora, num prazo de 18 meses. A obra ocorrerá na avenida Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans.
Em geral, esta primeira fase envolve os serviços de terraplenagem; pavimentação; drenagem; sinalização; paisagismo; obras especiais, uma delas a duplicação do elevado da avenida Centenário à Júlio Cesar; cinco estações de passageiros e obras de reurbanização destinadas à implantação do sistema BRS, na avenida Júlio César (o que consiste em uma faixa exclusiva para ônibus especiais nos dois sentidos da avenida).
Foto: Divulgação