O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (UB), anunciou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) será instalada na próxima segunda-feira, 22.
Caio André leu, na manhã desta terça-feira, 16, no Plenário Adriano Jorge, o parecer favorável da Procuradoria Geral da CMM ao requerimento número 5.107/2024, que pede a instalação da CPI.
Conforme o parecer de admissibilidade, a possibilidade jurídica foi comprovada, uma vez que o requerimento atende as exigências previstas no Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus, na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman).
“Portanto, entende-se que os pré-requisitos básicos para a instauração da CPI foram devidamente atendidos. Esse foi o parecer da nossa Procuradoria. Informo aos senhores vereadores que na segunda-feira iremos reunir o colegiado de líderes para a instauração da referida CPI”, disse Caio André.
O caso
No dia 14 de março, o Portal Metrópoles publicou matéria e um vídeo que um homem pegando um saco de dinheiro na sede da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus.
O homem, que pega o montante, se identifica como motorista de Elson Santos, dono do portal de notícias O Abutre. Nas imagens, gravadas dentro da Secretaria de Comunicação de Manaus, o homem utiliza um celular em uma das mãos para confirmar a entrega de uma sacola.
O motorista avisa à servidora que o atende que seria do site O Abutre. Logo em seguida, a mulher entrega uma sacola lacrada. O homem continua a filmar e se dirige a um banheiro público, no mesmo local.
Ao fechar a cabine, o motorista abre a sacola sobre a caixa da descarga do vaso sanitário e retira um envelope. Em seguida, retira três maços grandes de dinheiro. Após empilhar o dinheiro, o homem vira a câmera para o próprio rosto e sorri. Logo depois, a gravação é finalizada.
Procurado pela coluna, o proprietário do portal O Abutre, Elson Santos, negou que tivesse qualquer conhecimento sobre o vídeo e pontuou que não sabia sobre a entrega de dinheiro para um de seus funcionários. “Esse homem que aparece nas imagens é meu motorista, trabalha levando minha filha para escola. Ele foi até a Secretaria de Comunicação sem o meu conhecimento e pegou esse dinheiro sem a minha anuência”, disse. Elson afirmou, ainda, que iria procurar a Polícia Civil amazonense para denunciar o caso.
Acionada, a Secretaria de Comunicação soltou nota oficial após ser procurada pela coluna: “A pasta informa que tomou conhecimento do vídeo a partir da solicitação apresentada pelo site Metrópoles, encaminhada para o e-mail institucional nesta quarta-feira, 13 de março de 2024. A partir do conteúdo recebido, a Secretaria iniciará uma apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas”.
Foto: Divulgação