Por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), a Prefeitura de Boa Vista investe aproximadamente R$ 4 milhões em mais de 700 toneladas de fertilizantes e sementes, beneficiando 182 famílias do campo, apenas no primeiro semestre de 2024. Após assinar o contrato, os agricultores podem retirar os produtos no Centro de Difusão Tecnológica (CDT).
O investimento da prefeitura na agricultura familiar é essencial para garantir o sustento das famílias no campo, gerando empregos e incremento da renda, tornando sustentável a atividade agrícola nas propriedades rurais. Com os novos insumos, os produtores poderão dar início ao plantio quando começar o período de chuvas regulares.
“Temos 3.150 hectares de área cultivadas desde a implantação do PMDA. O programa é dividido anualmente em dois semestres. Os agricultores que retirarem os fertilizantes agora poderão aproveitar o período de chuvas para plantar principalmente o milho, a batata-doce e a macaxeira”, disse Cezar Riva, adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).
Cezar ressalta ainda que, a partir de agosto, os agricultores poderão receber novamente os insumos para o plantio de verão de diversas culturas, principalmente de hortifrútis. Para isso, devem comprovar que a propriedade possui sistema de irrigação na área de cultivo.
“Isso garante a produtividade das lavouras no longo período de estiagem, permitindo um bom retorno financeiro ao agricultor. Também mantém o fornecimento de determinados produtos agrícolas ao longo do ano, evitando a necessidade de importação de outras regiões do país”, pontuou.
O PMDA oferece prazos para que o agricultor familiar possa plantar, colher e comercializar sua produção para só após pagar pelos insumos recebidos. A prefeitura subsidia a atividade da agricultura familiar, oferecendo desconto de 50% àqueles que quitarem a dívida até a data de vencimento do documento de arrecadação.
Além dos fertilizantes e sementes, a SMAAI disponibiliza diversas máquinas e implementos para a limpeza do terreno, incorporação de calcário, aradagem do solo e plantio de grãos. Também garante a assistência técnica necessária para que bons resultados sejam alcançados em cada propriedade.
Aberlon Sales, de 42 anos, produz na região do Murupu, Passarão. E para ele, o apoio recebido pela prefeitura, por meio do PMDA, tem sido essencial para o sucesso e eficiência de sua produção de feijão, milho, macaxeira e melancia, principalmente pelos benefícios gerados.
“Eu posso dizer que o PMDA é como um pai e uma mãe. É tudo. Participo há 3 anos e sou grato pela oportunidade. Recebo os insumos, planto e com o retorno na colheita, posso pagar o projeto. Já tive dificuldades com pragas e recebi o apoio técnico. Tudo isso faz parte”, disse o agricultor.
Como participar
O produtor interessado deverá possuir documentos pessoais e da propriedade rural, Cadastro Nacional na Agricultura Familiar (CAF), além de fazer parte de uma associação ou cooperativa de agricultura familiar. As regras para a participação estão descritas no edital do PMDA 2024, publicado no Diário Oficial do Município, e disponíveis nas cooperativas e na SMAAI.
A SMAAI disponibiliza um flyer com todas as informações sobre o PMDA, bem como solicitação de máquinas na sede localizada na Av. Ville Roy, esquina com Rua Ajuricaba, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 95 3212-4170.
Foto: Divulgação