Com o apoio de Antonio Denarium (PP), a deputada estadual Catarina Guerra (Por enquanto no União Brasil) começa a ganhar musculatura e apoio dos colegas parlamentares e até de “caciques” dos partidos governistas para ser o grande nome do grupo na disputa pela Prefeitura de Boa Vista no pleito deste ano.
Nos bastidores, Catarina Guerra já é dada como certa como candidata, ainda que para isso precise se despedir do mandato de deputada estadual. Isso porque o deputado federal e presidente estadual do União Brasil (UB), Nicoletti, já decretou que ele é o único candidato da sigla e para Catarina disputar a eleição precisará sair do partido e, consequentemente, perder o mandato.
Contudo, assim como publicamos no início do mês, Catarina Guerra está disposta a “pagar” o preço e perder o mandato para enfrentar Arthur Henrique (MDB), atual prefeito e candidato à reeleição, no pleito deste ano.
Por outro lado, deputados ouvidos pela reportagem ao longo dos últimos dias confirmam que Catarina Guerra é um bom nome e terá apoio até de partidos que chegaram a anunciar que teriam candidatos próprios na eleição.
Uma das siglas é o Republicanos, do senador Mecias de Jesus. O parlamentar queimou a largada ainda no ano passado e anunciou que o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio, como pré-candidato a prefeito de Boa Vista.
Apesar de reconfirmar a pré-candidatura por diversas vezes, a notícia ventilada na semana passada de que o grupo governista teria Catarina Guerra como candidata e o vereador Ítalo Otávio como vice causou grande expectativa sobre o destino do Republicanos na disputa deste ano.
Desta forma, Sampaio estaria sendo colocado de lado. Diante da repercussão do vazamento das informações de reuniões secretas, o líder do Republicanos, senador Mecias de Jesus, foi às redes sociais negar que o vereador seria o vice, mas confirmou que a reunião geral com partidos aliados ocorreu e foi a primeira no sentido de alinhar o apoio dos partidos.
Com a movimentação dos bastidores aquecidos, o nome de Catarina parece ser certeza no pleito com apoio expressivo dos aliados. A único incógnita, agora, será o alinhamento do “grupão” na escolha do melhor nome para vice.
Currículo
Catarina Guerra, 36 anos, foi reeleita para o segundo mandato consecutivo como deputada estadual, com 6.939 votos, pelo partido União Brasil no pleito de 2022. Em 2018, Guerra a foi eleita pela primeira vez com 4.897 votos pelo partido Solidariedade, que era comandado pelo ex-deputado Jalser Renier.
Catarina Guerra é roraimense, advogada, casada e mãe de duas filhas. Filha de Chico Guerra, ex-deputado estadual constituinte e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, a deputada busca melhorar a Educação e a Saúde em Roraima.
Foto: Divulgação