Engana-se quem acha que o tabuleiro político para a disputa pela Prefeitura de Boa Vista em 2024 ainda começará a ser movimentado, na verdade as movimentações e as articulações começaram ainda no ano passado com a reeleição do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), quando derrotou Teresa Surita (MDB), e mostrou o fortalecimento do seu grupo político.
A expressiva votação que alcançou em 2022, a forte influência que mantém na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que garantiu até uma vaga vitalícia para a primeira-dama no Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o grande número de aliados em Roraima, que passa por todos os partidos, Antonio Denarium deve indicar um nome para disputar a prefeitura contra Arthur Henrique e consagrar o seu poder político.
A disputa contra Arthur Henrique será mais um embate entre o grupo governista e o MDB, que segue praticamente isolado em Roraima, sem grandes alianças. A sigla está sob o comando de Romero Jucá, tendo como a grande estrela Teresa Surita, prefeita da capital por cinco vezes, mas que decidiu não ser candidata em 2024. Teresa é frequentemente lembrada por obras imponentes, preocupação com a população e investimentos na primeira infância, que lhe garante honrarias e destaque em Brasília.
“Patinando”
Enquanto aliados e governador seguem (pelo menos publicamente) em plena sintonia, Arthur Henrique, segundo alguns aliados, ainda “patina” quando se trata de articulação política e musculatura para o pleito que se avizinha. “Sem a Teresa colada ao lado, a situação fica difícil, as pessoas lembram dela e querem ela”, disse um aliado do grupo de Teresa, com acesso por diversas secretarias e pelos corredores do Palácio 9 de Julho, sede da Prefeitura de Boa Vista.
Como comentou o político e leitor do O FATO que em quaisquer passeios por Boa Vista frequentemente se encontra alguém comentando sobre o trabalho realizado pela ex-prefeita e “mãe política” de Arthur Henrique e como a obra mudou a realidade das pessoas. De fato, ela fez história.
Para estes aliados, embora Arthur Henrique tenha carisma e cative por onde passa, de inauguração de obra a pequenos encontros, falta articulação política e posicionamento político até nas próprias redes sociais do prefeito. “Ele é bom, tem carisma, querido pela pessoas, mas falta a expertise da Teresa e a articulação do Jucá com pessoas que entendam e o levam para fazer política de verdade, que acontece a portas fechadas e nas ruas com o povo”, disse.
“Foi a Teresa que fez”
Enquanto estes aliados comentam que falta algo para Arthur Henrique cravar o nome dele, Teresa Surita usou as redes sociais nos últimos dias para, por meio de uma animação publicitária, ressaltar que fez diversas obras. Passando pela rua, ouve-se crianças, jovens e até mais vividos repetindo frase da animação: “foi a Teresa que fez” enquanto caminhão pela rua ou contemplam um passeio na praça.
“Não haverá eleição suplementar”
Em conversa com diversos aliados do governador, é unânime a crença que não haverá eleição suplementar para o Governo de Roraima após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassar o mandato de Antonio Denarium e determinar novas eleições. O governo recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde acreditam que a decisão da Corte de Roraima não será confirmada garantindo ao governador o mandato.
Se o TSE vai confirmar a decisão do TRE, só o tempo dirá. Ocorre que o grupo governista não está se organizando para uma eleição suplementar e o foco são as eleições municipais de 2024 e de olho na Prefeitura de Boa Vista, o que garantirá mais poder a base do atual governo.
Terceira via?
Sobre o pleito do ano que vem, circula nos bastidores ainda que pode surgir uma terceira via, articulada pelo presidente do diretório estadual do Republicanos e senador Mecias de Jesus, que estaria investindo em reuniões e até investimento constante em militância e redes sociais, que fazem diferença numa guerra eleitoral.
Mecias é tido como uma grande liderança política, aliado do governador e com forte influência na tomada de decisões. Se haverá uma terceira via, os próximos episódios ao longo dos meses dirá.
Foto: Divulgação