Interrupção no abastecimento e baixo nível de pressão da água nas torneiras. Essas foram as principais reclamações dos moradores do conjunto Renato Souza Pinto, no bairro Cidade Nova, zona Norte da Capital, relatadas aos vereadores na primeira diligência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Águas de Manaus, nesta quarta-feira, 19.
Técnicos da Águas de Manaus também estiveram presentes para avaliar a qualidade e o nível de pressão da água, principal reclamação dos moradores da região. O presidente da CPI, o vereador Diego Afonso (União Brasil), ressaltou que a população tem enfrentado problemas com a interrupção do serviço aos fins de semana.
“A população de Manaus tem sofrido com a má qualidade do serviço de fornecimento de água, e a CPI foi criada para investigar e apurar possíveis irregularidades cometidas pela concessionária responsável. A diligência realizada no conjunto Renato Souza Pinto foi a primeira de muitas que iremos fazer para ouvir as reclamações da população e avaliar a qualidade do serviço prestado”, afirmou o parlamentar.
Todas as reclamações realizadas pelos moradores foram anotadas pela equipe técnica da CPI, que deve gerar um relatório que será utilizado durante as investigações. Os moradores relataram, ainda, o aumento excessivo nas contas de água, mesmo com constantes interrupções no abastecimento.
Audiência Pública
Ainda na quarta-feira, 19, a CPI também realizou uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para discutir questões relacionadas ao serviço de saneamento básico e abastecimento de água na cidade. O encontro contou com a presença de representantes de movimentos sociais e da população em geral, que trouxeram suas demandas e necessidades para melhoria na qualidade dos serviços.
Segundo os membros da comissão, o debate com a população é um dos pontos cruciais para o andamento das investigações. A expectativa é de que, nas próximas semanas, mais visitas sejam realizadas nos bairros da capital amazonense.
Foto: Matheus Romão