Pouco tempo depois de completar os 100 dias de sua segunda gestão, o governador de Roraima, Antonio Denairum (PP), anunciou nesta quarta-feira, 19, mudanças no primeiro escalão. Entre os novos nomeados, o nome que mais chama ateção é o da cunhada do chefe do Executivo, Leila Perussolo, que assume a reitoria do Instituto de Moderenização de Roraima (IERR) no lugar de Elisia Martins.
Leila foi titular da Secretaria de Educação e Desporto (Seed) durante quase todo o primeiro mandato de Denarium. Ela foi exonerada do cargo em maio de 2022, após ser denunciada no Ministério Público Federal (MPF) e na Polícia Federal (PF) por supostas irregularidades em processo licitatório.
As mudanças seguiram em outros órgãos da estrutura governamental. O atual chefe do Instituto de Modernização, Alex Ferreira, assume a diretoria administrativa na Companhia Energética de Roraima (Cerr).
O coronel Edson Prola deixa a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), sendo substituído por André Fernandes, que ocupava a titularidade da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Agora a Sejuc passa a ser comandada por Hércules Pereira, até então, adjunto da pasta.
André Fernandes, foi denunciado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) em novembro de 2019 por usar presos para serviços particulares na residência dele, sem autorização da Justiça. Por isso, em julho de 2021, ele se tornou réu por improbidade administrativa.
A exoneração de Fernandes da titularidade da Sejuc também era um pedido da classe de policiais penais, que por diversas vezes se manifestaram alegando que, supostamente, o gestor praticava perseguição e assédio moral.
Foto: divulgação/Secom