Com a proposta de divulgar lendas urbanas do interior do Amazonas, curiosidades dos festivais folclóricos e muita música regional, o programa “Amazone-se” estreia neste final de semana na Rádio Rios, 95,7 FM. Para o domingo, 2, os convidados são o historiador Ygor Cavalcante e a antropóloga Daniela Gato.
A criação e produção é fruto do sonho de Ana Clarissa Cavalcante, Relações Públicas amazonense e com vasta experiência e conhecimento da cena cultural local, cases e resultados comprovados na área, é quem também vai comandar o programa semanal.
O desejo de ter um programa para contar essas histórias foi guardado durante anos, até que aflorou durante a pandemia e cresceu timidamente pelas redes sociais. A criadora do ‘Amazone-se’ conta que até chegou a apresentar o projeto em algumas rádios locais, mas o espaço não veio.
“Sempre apostei no rádio porque acredito que ele aflora e enriquece a imaginação e não teria como falar de mitos, lendas e da grandiosidade do que temos sem o uso do imaginário, então esse projeto foi pensado desde o início para o rádio e aguardei a oportunidade chegar”, explica.
Os anos de experiência no Festival de Parintins, na cobertura fotográfica ou em grandes campanhas como a da Cerveja Brahma, feita especialmente para celebrar os bumbás, ampliaram seu conhecimento. Sua jornada cultural inclui também a gestão de conteúdo do grupo Encontro dos Povos, em Manaus, e a idealização e produção do Fest Live, um mini festival on-line.
Toda a dedicação e envolvimento com o segmento rendeu a ela o convite para a assessoria do levantador de toadas Patrick Araújo, e também da sinhazinha da fazenda do boi Caprichoso, Valentina Cid, com quem desempenhou ações inéditas como clipes individuais de bastidores do item do boi azulado.
A trajetória de sucesso e conhecimento do universo dos festivais e as constantes viagens a trabalho, permitiram uma visão mais ampla e estratégica da grandiosidade da cultura existente nos municípios do Amazonas e deram a Ana Clarissa o empurrão necessário para criar um programa que estreia oficialmente no primeiro domingo de abril, com transmissão para todo o estado.
“O ‘Amazone-se’ chega para divulgar e mostrar que as festas do interior precisam do fomento da cultura para girar ainda mais a economia, temos o grandioso Festival de Parintins, mas quero abrir para outros todos e mostrar o que o Norte tem muito mais, para se ter ideia são mais de 40 bois, vamos dar visibilidade a eles!”, ressaltou a criadora, produtora e apresentadora da atração, se referindo a pesquisa realizada pelo projeto ‘Hoje tem festa de boi’ a qual identifica a existência de mais de 120 bois-bumbás em 23 municípios do Amazonas.
Foto: Divulgação