O registro de mais de 700 mil atendimentos entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025 colocou a Usina da Paz do Guamá no centro das comemorações pelos 298 anos do bairro, em Belém. O volume foi informado pelo Núcleo de Articulação e Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania.
Moradora do Guamá há 40 anos, Dedé Ferreira relaciona os números às mudanças percebidas no cotidiano. “Eu amo o Guamá, sou apaixonada por esse bairro e, principalmente, por esse espaço que é a Usina da Paz. Posso dizer que espaços como esse promovem transformações reais de vida, sentimos, no dia a dia, mais segurança e conseguimos ter acesso a serviços que antes tínhamos muita dificuldade. Toda vez que vejo a notícia de que uma nova Usina será entregue, eu fico muito feliz, porque sei que a população daquele lugar vai ser muito beneficiada, como nós somos. Só temos a agradecer por esse investimento”.
O auxiliar de serviços gerais Sedy Costa Júnior afirma que utiliza o espaço desde a inauguração. “Há três anos, jogo futebol, frequento a biblioteca e a sala de computação na UsiPaz. É um espaço que já me ajudou bastante e outras várias pessoas do bairro, principalmente, crianças, jovens e idosos. Sinto que o Guamá vai crescendo e as pessoas que moram nele também vão”.
A Secretaria de Estado de Obras Públicas lista intervenções como macrodrenagem dos canais do Tucunduba e da Mundurucus, entrega de 448 unidades habitacionais no Riacho Doce, além do Mercado da Farinha, do Complexo do Guamá e mais de 10 quilômetros pelo programa Asfalto Por Todo o Pará.
O secretário Ruy Cabral afirma que o bairro permanece entre os focos das políticas públicas. “O Guamá é o bairro mais populoso de Belém e segue tendo a atenção do governo do Pará em obras que envolvem infraestrutura, moradia, saneamento e mobilidade urbana. Além dos serviços de pavimentação de vias, essenciais para garantir dignidade às pessoas que deixam de sofrer com a lama e a poeira. Recentemente entregamos, em parceria com a prefeitura, o Mercado da Farinha e o Complexo do Guamá, dois importantes equipamentos públicos que proporcionam um ambiente adequado para o trabalho dos permissionários e melhor acesso à população, promovendo a geração de emprego e renda no bairro”.
Na educação, a referência recente é a Escola Estadual Paulo Maranhão, entregue em 2025 com investimento de R$ 8,3 milhões. A unidade atende cerca de 400 alunos do sexto ao nono ano em tempo integral.
A empreendedora Camila Guimarães avalia que a ampliação da rede de serviços alterou a rotina da comunidade. “Os investimentos do Estado, seja na Usina, dando oportunidades de acesso a atividades que não teríamos condições de custear, como o ballet da minha filha, seja a reestruturação da feira do Guamá, seja o fim de alagamentos em muitas áreas, o Guamá avança e a qualidade de vida da população também. Estamos vivendo um momento de muita alegria com o olhar do governo do Estado”.
O aniversário do Guamá é celebrado em 8 de fevereiro, data que marca quase três séculos de formação de um dos bairros mais populosos da capital.
Veja também:
Helder e Hana entregam da 22ª Usina da Paz em Igarapé-Miri
Acesse o nosso perfil no Instagram


