Atletas dos polos Buritis, Pedra Pintada e Senador Hélio Campos representaram o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na Copa Vida, torneio estadual de karatê realizado neste sábado (29). Ao todo, a delegação formada por 21 alunos do CCJuv garantiu medalhas de ouro, prata e bronze nas disputas.
O carateca Salomão da Silva, de 9 anos, foi um dos destaques da Copa Vida ao competir na categoria 9 a 10 anos. Integrante do Polo Pedra Pintada há três anos, ele acumula experiência e disciplina no esporte, com participações em disputas até mesmo fora do Estado. Segundo ele, o karatê tem ensinado lições valiosas para vida.
“Eu gosto muito das aulas e já aprendi vários golpes. O karatê me ajudou a ser mais disciplinado, melhorar na escola, respeitar os mais velhos e aqueles que têm mais experiência nas artes marciais”, revelou Silva.
O comportamento de Salomão também é observado de perto pela mãe, Hellen Lopes, que faz questão de acompanhá-lo em todas as competições. Orgulhosa da evolução do filho, ela conta que o karatê trouxe mais responsabilidade, respeito e foco para a rotina dele.
“Ele é um aluno muito dedicado. Desde que entrou no esporte, acompanho de perto toda a evolução dele. O Polo Pedra Pintada transformou não só a vida do meu filho, mas a de muitas outras crianças. O professor transmite disciplina, hierarquia e valores que eles levam para a vida”, afirmou.
A participação feminina, mesmo tímida entre os atletas, marcou presença na Copa Vida. A Emily Gomes, de 13 anos, do polo Buritis, participou de um torneio pela terceira vez neste ano. A aluna contou que sempre teve vontade de praticar artes marciais.
“Meu objetivo é melhorar cada vez mais no tatame, o karatê mudou tudo na minha vida e quero evoluir cada vez mais na luta e se possível conquistar medalhas”, enfatizou.
Competições
O karatê é uma modalidade que vai além das técnicas de defesa pessoal: o esporte trabalha com foco, disciplina, respeito e autoconfiança, valores que contribuem diretamente para a formação de crianças e adolescentes.
De acordo com o professor Rian Uchôa, as competições são importantes para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.
“Para quem está no esporte, competir é fundamental. As competições permitem que os alunos entendam como funciona um campeonato na prática e adquiram experiência. Além disso, eles têm a oportunidade de assistir a lutadores mais experientes, o que serve de inspiração para evoluírem ainda mais”, enalteceu o professor.
A Copa Vida de Karatê reuniu cerca de 120 caratecas com idades de 5 a 17 anos de idade, de quatro municípios de Roraima. A competição estadual foi realizada na quadra do Colégio Militarizado Hitler de Lucena, no bairro Nova Cidade.
Leia também:
Prefeitura de Boa Vista encerra festival com 11 modalidades esportivas neste sábado, 29
Acesse o nosso perfil no Instagram


