O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou nesta quarta-feira (10) que moradores de Castanhal poderão ser incluídos no sistema do BRT Metropolitano, atualmente em fase final de implantação, com a possibilidade de pagarem uma tarifa única de R$ 4,60 no deslocamento até a capital, Belém. A medida depende de um estudo de viabilidade solicitado pelo chefe do Executivo estadual à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon).
“Estamos anunciando a participação de Castanhal no sistema BRT Metropolitano, para que os moradores que necessitem se deslocar até Marituba, Ananindeua e Belém, incluindo o Ver-o-Peso, São Brás e a Universidade Federal do Pará (UFPA), estejam integrados ao sistema, que iniciará sua operação a partir de outubro. Estamos facilitando o ir e vir das pessoas e reduzindo o custo”, afirmou Barbalho.
A cidade de Castanhal está localizada a cerca de 67 quilômetros da capital paraense. Com a possível inclusão no sistema integrado, os usuários poderiam utilizar mais de um ônibus no trajeto, com pagamento de apenas uma passagem.
As obras do BRT Metropolitano já alcançaram 90% de conclusão e a operação assistida do sistema está prevista para iniciar em outubro. O projeto é um dos principais investimentos do Governo do Pará em mobilidade urbana e contempla 13 estações e 13 passarelas ao longo da faixa exclusiva de ônibus, no trecho que liga o Entroncamento, em Belém, ao município de Marituba.
Os terminais de integração de Ananindeua e Marituba encontram-se em fase final de construção e contam com um modelo inédito de operação: os veículos que chegam e os que saem utilizarão áreas distintas, o que, segundo o governo, proporcionará maior segurança e reduzirá o risco de acidentes. De acordo com a gestão estadual, esse modelo é exclusivo no Brasil.
Cada terminal também contará com uma unidade da Estação Cidadania, que oferecerá serviços públicos como emissão de documentos e orientação jurídica. Haverá ainda ambulatórios, estabelecimentos comerciais, lanchonetes, banheiros e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência.
O sistema atenderá usuários de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e, futuramente, Castanhal. Serão 265 ônibus novos — 40 deles com motorização elétrica — equipados com ar-condicionado e conexão Wi-Fi. A frota será distribuída entre a linha expressa, que ligará Marituba ao bairro de São Brás, em Belém, e linhas alimentadoras que conectarão os bairros aos terminais do sistema.