No Dia do Feirante, celebrado nesta segunda-feira (25), o Governo do Pará destaca os investimentos que vêm fortalecendo um dos setores mais tradicionais da economia paraense. Desde 2019, mais de R$ 100 milhões foram aplicados na construção e reforma de 28 feiras e mercados em todo o Estado, além de outras 10 obras que estão em andamento.
O objetivo é garantir mais dignidade para os trabalhadores e oferecer melhor estrutura para a população que depende desses espaços para o abastecimento de alimentos e serviços. Os investimentos são executados em duas frentes: pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Diretoria de Feiras e Mercados (DFM), e pela Secretaria de Obras Públicas (Seop), responsável pelas intervenções estruturais.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, os investimentos têm impacto direto na qualidade de vida dos trabalhadores e da população.
“As obras do Governo do Pará em feiras e mercados têm garantido ambientes mais dignos para o trabalho das pessoas. A população sai de casa sabendo que vai ser bem recebida, sem os riscos de proliferação de doenças. São investimentos que mantêm e geram novos empregos aos feirantes, essa classe tão importante para a economia das cidades”, afirmou.
Apoio direto aos feirantes
Criada em 2022, a Diretoria de Feiras e Mercados atua lado a lado com os trabalhadores, oferecendo capacitação, apoio técnico e equipamentos que ajudam a modernizar os negócios. Mais de 1.863 feirantes já foram beneficiados com a entrega de 7.400 equipamentos, como freezers, fogões industriais, balanças e estufas.
Além disso, a DFM promove capacitações, ações de saúde e cidadania, que já atenderam mais de 5 mil trabalhadores, e eventos que fortalecem a integração da categoria, como o campeonato Fut Feira, a Corrida do Pitiú e a Festa dos Feirantes.
Para Manoel Rendeiro, o Didi do Ver-o-Peso, diretor da DFM, esse contato direto com quem vive o dia a dia das feiras é essencial para que os investimentos cheguem onde são mais necessários.
“Foi uma grande conquista ter uma diretoria específica e uma equipe formada por feirantes. Assim, conseguimos levar qualificação, capacitação, reformas e revitalização para os mercados. Nosso desafio agora é a revitalização da Feira do Barreiro”, destacou.
A feirante Kátia Cilene Melo, que trabalha na Feira de São Brás, confirma os impactos das ações:“Recebi um freezer, um fogão industrial e um jogo de panelas. Ganhar tudo novo ajudou muito no meu trabalho. Acho muito bom ter no governo uma Diretoria assim, que está sempre ao lado dos feirantes”, disse.
Obras
Na área de infraestrutura, a Seop já entregou 28 feiras e mercados reformados desde 2019 e segue com outras 10 obras em execução em cidades como Belém, Jacundá, Bragança, Xinguara, Ananindeua, Benevides, Breves e Salvaterra.
Em Tucuruí, a Nova Feira Municipal recebeu, em julho de 2024, um módulo totalmente reformado, com 97 boxes, banheiros, áreas climatizadas e melhorias de acessibilidade. A segunda etapa, com mais 60 boxes, será entregue pela prefeitura em setembro. Para o feirante Evandro Gonçalves, que atua no espaço, a mudança é notória:
“Me lembro muito bem como a feira estava destruída. Hoje vejo a melhoria que está sendo, o espaço como está ficando, bem mais climatizado, muito melhor. Estou muito otimista para continuar nesse ramo”, afirmou.
No complexo do Ver-o-Peso, o feirante Rafael Ferreira, que trabalha com produtos da floresta amazônica, também aprovou as melhoria: “Recebi apoio de cursos de qualificações e melhorias de estrutura. Isso me ajudou bastante na profissionalização e ainda mais no meu trabalho, melhorando o atendimento ao cliente e valorizando nossos produtos”, disse.
Balanço dos investimentos
-
28 feiras e mercados entregues pela Seop desde 2019;
-
10 obras em andamento em diferentes municípios;
-
1.863 feirantes beneficiados diretamente pela DFM/Sedap;
-
7.400 equipamentos entregues;
-
5.000 atendimentos de saúde e cidadania realizados.
Com obras, equipamentos, capacitações e ações voltadas ao bem-estar dos trabalhadores, o Governo do Pará reforça no Dia do Feirante o compromisso de valorizar quem garante comida fresca na mesa das famílias e movimenta a economia em todas as regiões do Estado.