A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) promoveu, na quinta-feira (14), o Workshop Roraima 2030: Aceleradores e Gargalos para o Progresso dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), reunindo gestores públicos para debater estratégias voltadas a superar obstáculos e otimizar ações que permitam atingir as metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU.
A iniciativa buscou identificar e analisar fatores que impulsionam ou dificultam o progresso relacionado aos ODS, capacitando gestores de 29 setores que compõem os oito eixos do plano estadual. Também foram discutidos os chamados aceleradores e gargalos na implementação de programas, projetos e políticas voltados aos 18 objetivos — sendo que, no Brasil, há um ODS adicional que trata da promoção da igualdade étnico-racial.
A programação contou com palestras, oficinas, painéis temáticos e discussões estratégicas sobre a importância dos ODS para o desenvolvimento sustentável de Roraima.
A coordenadora-geral e conselheira nacional do Movimento ODS Roraima, Sandra Leocádio, destacou que o Roraima 2030 passou a ser incorporado como plano de governo, alinhando todas as secretarias aos objetivos conforme as atribuições de cada pasta.
“O evento é um motivo de orgulho para o Movimento Nacional dos ODS e para o Brasil como um todo, quando um governo de Estado incentiva a implementar os objetivos em todas as suas pastas. O workshop pode ajudar também as outras instituições, assim como as empresas e outras organizações, a alinhar suas estratégias de política com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, integrando a sustentabilidade em suas ações e decisões”, afirmou.
A secretária do Trabalho e do Bem-Estar Social, Tânia Soares, ressaltou que os ODS têm impacto direto em áreas como conservação ambiental, justiça social e desenvolvimento econômico.
“O workshop é um passo importante para integrar as ações do governo com a sociedade civil, empresas e outras instituições, para que possamos superar os desafios e aproveitarmos as oportunidades que surgem nesse caminho. Na Agenda Roraima 2030, a implementação desses objetivos é fundamental para promover um desenvolvimento sustentável para o Estado”, disse.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abrangem temas como erradicação da pobreza, combate à fome, saúde, educação, mudanças climáticas, igualdade de gênero, acesso à água e saneamento, energia, urbanização, preservação ambiental e justiça social. A elaboração da agenda foi conduzida pela ONU, com a participação dos 193 Estados-membros, incluindo o Brasil, e contou com contribuições da sociedade civil.