A coronel Valdeane Alves de Oliveira foi nomeada corregedora-geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR). Ela assume o posto no lugar do tenente-coronel Marcelo Barbosa Rocha. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), embora a nomeação ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial.
A função é de segundo escalão e tem como atribuição apurar desvios de conduta e aplicar sanções disciplinares a integrantes da corporação. Desde 2024, esse trabalho é feito em cooperação com o Ministério Público de Roraima (MPRR).
Antes da nomeação, Valdeane atuava como assessora parlamentar estadual da PM. Ela foi exonerada em novembro passado do subcomando-geral da corporação, onde exercia a função de substituta imediata do então comandante-geral Miramilton Goiano de Souza, atualmente secretário da Casa Militar.
Após a saída de Valdeane, o cargo foi ocupado pelo coronel Francisco Lisboa, preso e exonerado semanas depois por suspeita de participar de um esquema de compra de votos na eleição do vereador Genilson Costa (Republicanos) à presidência da Câmara Municipal de Boa Vista.
Valdeane tem 43 anos e está na PM desde 2000. Ela foi a primeira mulher a alcançar a patente de coronel na corporação, em 2020, e também a primeira a assumir o subcomando-geral, entre 2022 e 2024. A militar também já ocupou cargos como o de diretora do Colégio Militar Estadual e chefe do Gabinete Militar do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).