julho 15, 2025
InícioRoraimaBoa Vista completa 135 anos celebrando arte, tradição e identidade cultural

Boa Vista completa 135 anos celebrando arte, tradição e identidade cultural

O investimento da gestão municipal e ampliação do acesso a editais vem gerando oportunidades, impulsionando a economia criativa da cidade

Publicado em

A cultura é o coração de uma cidade. É por meio dela que o povo conta sua história e celebra suas raízes. Ela se manifesta nos ritmos, sabores, nas tradições populares e no talento dos artistas locais. No alto de seus 135 anos, Boa Vista celebra também o fortalecimento de uma identidade cultural construída com políticas públicas que valorizam e fomentam a arte em suas várias expressões.

Dos grandes eventos à adesão de editais de leis de incentivo, a prefeitura tem ampliado o acesso à cultura, gerando oportunidades para artistas e impulsionando a economia criativa da cidade. O fomento ao esporte, que também integra a cultura, vem promovendo saúde, inclusão social e descoberta de novos talentos.

O presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho, destacou que os diversos investimentos da prefeitura têm impactado positivamente a economia do universo da cultura e do turismo, tornando Boa Vista uma cidade que incentiva e potencializa seus aspectos culturais.

“É importante uma capital acionar os mecanismos financeiros e produtivos e fomentar essa cadeia econômica que é o mercado das artes e cultura. Tudo isso é uma forma de também celebrar uma cidade e comemorar sua evolução, apresentando ferramentas e políticas públicas que façam a cidade crescer de forma linear e produtiva”, disse. 

Teatro Municipal 

Desde a sua inauguração, em 15 de dezembro de 2017, o Teatro Municipal de Boa Vista recebeu mais de 1.065 eventos, entre espetáculos, shows musicais e outras apresentações artísticas, com um público acumulado de mais de 275 mil pessoas. Entre os eventos, cerca de 75% foram produções de Roraima.

Mas além de receber os mais importantes eventos culturais da cidade, o teatro é um espaço de aprendizado, onde a prefeitura desempenha um papel cultural e social desde 2022, com a criação dos cursos de teatro e balé (que, posteriormente, se tornou uma escola, com a enorme proporção).

A Escola de Balé atende gratuitamente alunos com idade entre 5 e 21 anos e, desde sua criação, já atendeu mais de mil alunos. Por meio dela, o Teatro Municipal formou os primeiros Corpos de Ballet Jovem e de Baile Infantil em 2024. Atualmente, conta com 400 alunos matriculados.

Nas modalidades iniciante e avançado, o Curso de Teatro é destinado a pessoas a partir de 15 e 18 anos e, desde sua criação, já atendeu mais de 150 alunos com exercícios, integração de grupo, concentração, memorização, alongamento, desconstrução e criatividade. Ao término da capacitação, os alunos se apresentam no próprio Teatro Municipal.

IBVM

O Instituto Boa Vista de Música (IBVM) é focado em democratizar o acesso à educação musical em Roraima, oferecendo aulas de violão, guitarra, canto coral e outros, para diversas faixas etárias e classes sociais. Com apoio da prefeitura, o instituto promove diversos espetáculos no Teatro Municipal, além do Natal da Paz e outras apresentações e atividades educativas.

Mormaço Cultural

É um festival idealizado pela prefeitura para valorizar os artistas locais e democratizar o acesso à cultura. O evento de artes integradas reúne música, arte urbana, dança, teatro, cinema e literatura em uma grande celebração da diversidade cultural da cidade. Desde a primeira edição, em 2022, o Mormaço já recebeu mais de 40 atrações entre nacionais e locais.

O evento conta com oficinas criativas, intervenções artísticas e feira gastronômica, o que movimenta a economia criativa e transforma o Parque do Rio Branco em um ambiente de convivência, arte e inclusão. Na 2ª edição (2023), o Teatro Municipal entrou no circuito do Mormaço para evidenciar os segmentos de dança, audiovisual e, claro, o teatro.

Boa Vista Junina

Na época do São João, o Maior Arraial da Amazônia entra em ação com grande importância social, cultural e econômica. Promovido pela prefeitura por meio da Fetec, o Boa Vista Junina mantém viva a tradição das festas juninas com apoio às quadrilhas locais, estrutura de alto nível e programação gratuita na Praça Fábio Marques Paracat.

Além de valorizar a cultura popular, o evento atrai milhares de visitantes, gerando emprego e renda para ambulantes, costureiras, artesãos, músicos e outros profissionais da economia criativa. Em 2025, o BV Junina completou 25 anos de história e tradição, reunindo um público de 323 mil durante os seis dias de programação.

E quando a festa termina, o apoio continua! Para garantir que as quadrilhas campeãs representem o estado no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, a prefeitura garante o repasse das passagens aéreas ao grupo vencedor. Este ano, quem recebeu o apoio foi a Eita Junino, que após sete anos, se consagrou campeã do Concurso de Quadrilhas.

Vila Olímpica

Sob a gestão da prefeitura, a Vila Olímpica Roberto Marinho oferece à população  oportunidades para a prática esportiva, desde campos de futebol, piscinas olímpicas e quadras poliesportivas, atendendo pessoas de todas as idades e permitindo a descoberta de novos talentos.

Além da estrutura, a prefeitura também oferece aulas para que jovens e adultos possam praticar esportes. São projetos como o Centro Municipal de Iniciação Esportiva de Boa Vista (CIEP) e Qualidade de Vida, que beneficiaram cerca de 1.600 participantes ao longo do ano passado.

O projeto Academia Aberta já atendeu mais de 1.200 pessoas com atividades de ginástica, dança e alongamento em 11 praças e parques públicos, conduzidas por seis profissionais capacitados. No final do ano passado, o projeto foi encerrado com um grande Aulão, reunindo 600 participantes.

No ano passado, o município também apoiou 48 atletas e técnicos por meio do programa Bolsa Atleta, contribuindo para o desempenho esportivo e desenvolvimento técnico de representantes locais.

Leis de incentivo à cultura

Por meio da adesão e execução de leis de incentivo federais, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc, a prefeitura tem fomentado o setor cultural e a produção artística local, garantindo renda para os fazedores de cultura e promovendo a diversidade de expressões culturais. Os editais lançados com os recursos públicos contemplam diferentes áreas, incluindo audiovisual, teatro, circo, literatura, artes visuais e plásticas, música, dança e outras.

Cada novo edital lançado é resultado de um processo participativo e transparente, que envolve escutas públicas, reuniões setoriais com oitivas e devolutivas, ouvindo representantes de todos os segmentos culturais da cidade. Entre as áreas contempladas, são destacadas as de políticas afirmativas de povos indígenas, da comunidade LGBTQIAP+, povos migrantes, povos de matrizes africanas e cultura hip-hop, fortalecendo o compromisso da prefeitura com toda a população.

Conteúdo: SEMUC 

spot_img

Últimos Artigos

Condenado por desvios no “Escândalo dos Gafanhotos”, Mecias quer penas mais rígidas para crimes de organização criminosa

Condenado em 2022 por desvios no chamado “Escândalo dos Gafanhotos”, o senador Mecias de...

Centro de Radioterapia tem 86% das obras concluídas e será inaugurado até o fim de 2025, anuncia Sesau

Em breve, Roraima passará a ofertar o tratamento de radioterapia para pacientes com câncer....

Tribunal de Contas de Rondônia investiga extinção da Agência Reguladora de Porto Velho

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) instaurou um procedimento para analisar a extinção...

Prefeitura de Boa Vista promove workshop sobre construções sustentáveis para incentivar práticas verdes

A Prefeitura de Boa Vista promove nesta sexta-feira, 22, às 19h, o Workshop de...

Mais como este

Condenado por desvios no “Escândalo dos Gafanhotos”, Mecias quer penas mais rígidas para crimes de organização criminosa

Condenado em 2022 por desvios no chamado “Escândalo dos Gafanhotos”, o senador Mecias de...

Centro de Radioterapia tem 86% das obras concluídas e será inaugurado até o fim de 2025, anuncia Sesau

Em breve, Roraima passará a ofertar o tratamento de radioterapia para pacientes com câncer....

Tribunal de Contas de Rondônia investiga extinção da Agência Reguladora de Porto Velho

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) instaurou um procedimento para analisar a extinção...