O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta quinta-feira, 12, que vai se afastar do cargo por cinco dias por recomendação médica. O vice-prefeito Renato Júnior assume a administração interinamente até o fim do Carnaval. O comunicado foi feito em uma transmissão ao vivo nas redes sociais na noite de quinta-feira, ao lado da esposa, Izabelle Fontenelle.
O prefeito afirmou que a pausa será dedicada à recuperação emocional e espiritual da família, que enfrenta o luto pela morte do filho, David Benedito, em janeiro. “A gente vai cuidar da nossa saúde física, mental e espiritual, e cuidar do nosso corpo e da nossa mente”, declarou.
O anúncio ocorreu após a circulação de um áudio gravado em um evento da prefeitura, no qual o prefeito disse ter “entregado” a gestão ao vice. Durante a live, ele afirmou que a fala foi uma brincadeira feita durante conversa com um vereador e reiterou confiança em Renato Júnior. “O Renato é meu vice-prefeito, mas eu posso entregar a prefeitura na mão dele que eu fico tranquilo”, disse.
David relatou que tem recebido apoio psicológico para enfrentar o período. Pela manhã, durante a entrega de kits do programa Mãe Manauara, afirmou ter se emocionado ao ver mães e bebês. “Eu sou um ser humano. Eu chorava pouco. E hoje foi um dos dias que eu mais me emocionei”, declarou.
O prefeito informou que deve retomar a agenda após o Carnaval e que utilizará os dias de afastamento para continuar o processo de recuperação. “Vamos voltar na semana que vem, após o Carnaval. Vou entregar mesmo amanhã. O Renato assume a prefeitura”, afirmou.
Izabelle também falou sobre o luto da família. Em seguida, David disse que carrega sentimento de culpa por não ter dedicado mais tempo ao filho e contou que vinha mantendo rotinas extensas de trabalho para ocupar a mente.
Ao tratar da rotina, anunciou mudança. “Nós vamos reduzir agora, vamos desacelerar. Eu quero cuidar da minha família, da minha esposa, que está muito precisando da minha presença”, afirmou.
Durante a transmissão, o prefeito comentou ainda a saída do vice-governador Tadeu de Souza do Avante para se filiar ao União Brasil, partido da base do governador Wilson Lima. Segundo David, o movimento é natural e não altera a relação entre eles.
“Eu disse: o que eu pude fazer por você, eu fiz”, afirmou o prefeito ao lembrar que indicou Tadeu para cargos anteriores. Ele acrescentou que orientou o aliado a compor com o governador. “Não tenho como te fazer governador. Então, você tem que se aliar com o governador Wilson”, disse.
Veja a publicação:
Ver essa foto no Instagram
Veja também:
Morre filho recém-nascido do prefeito de Manaus, David Almeida
Acesse o nosso perfil no Instagram


