Em operação voltada ao enfrentamento do descarte irregular de resíduos, o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Belém (GMB), em ação integrada com a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), prendeu em flagrante, ao meio-dia deste domingo (18), um homem de 51 anos no bairro da Sacramenta.
Identificado como Daniel dos Santos Mendes, morador da própria região, o suspeito foi abordado enquanto despejava pneus e outros tipos de entulho em via pública. A área é considerada um ponto crítico para o descarte ilegal e, por isso, é monitorada de forma permanente pela Prefeitura, demandando serviços diários de limpeza com o uso de máquinas e caçambas para remoção dos resíduos acumulados.
Segundo o diretor de limpeza urbana da Sezel, Marcos Lopes, a infração chama atenção pela existência de alternativas regulares de descarte nas proximidades. A cerca de 900 metros do local, funciona um Ecoponto municipal, equipado para receber resíduos de forma adequada. Para a gestão municipal, o desrespeito a essa estrutura reforça a importância da intensificação das ações de fiscalização.
De acordo com a Sezel, a operação integra um conjunto de medidas contínuas adotadas pela Prefeitura de Belém para coibir práticas que causam danos ambientais e urbanos. Desde o início das ações, mais de 70 pessoas já foram presas em flagrante por descarte irregular de resíduos na cidade.
Após a detenção, Daniel dos Santos Mendes foi encaminhado à Seccional da Sacramenta, onde foram adotados os procedimentos legais. Ele responderá por crime ambiental e permanece à disposição da Justiça.
A Prefeitura de Belém alerta que o descarte de entulho em vias públicas compromete o escoamento das águas pluviais, contribui para a proliferação de doenças e eleva os custos de manutenção urbana. Denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas à Guarda Municipal pelo número 153.


