O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, para assumir interinamente o comando da pasta. A designação foi publicada nessa sexta-feira (9) no Diário Oficial da União.
A substituição ocorre após o ex-ministro Ricardo Lewandowski entregar, na quinta-feira (8), uma carta de demissão ao presidente. No documento, Lewandowski afirmou que “questões pessoais e familiares” motivaram a saída. Ele estava no cargo desde fevereiro de 2024.
Na carta enviada ao presidente, Lewandowski afirmou ter “convicção” de que exerceu as atribuições “com zelo e dignidade”, destacando que o desempenho do gabinete ocorreu “consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias”.
Com a mudança, Manoel Carlos de Almeida Neto passa a responder pelo ministério até a definição do novo titular. Ele já ocupou funções no Judiciário, entre elas a secretaria-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o cargo de secretário-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovado pelo plenário da Corte em 2014.
No setor privado, Almeida Neto atuou como diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). No meio acadêmico, cursou doutorado e pós-doutorado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e foi professor universitário.
Saiba mais:
Ministro do TCU em notoriedade por relatoria do caso Banco Master coleciona polêmicas políticas
Acesse o nosso perfil no Instagram


