O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), abriu 2026 com anúncios de obras e entregas de equipamentos públicos. As ações ocorrem em ano eleitoral. No entanto, até agora não há informação oficial sobre as pretensões políticas do prefeito para este ano.
Almeida divulgou projetos que envolvem 30 escolas, 11 feiras municipais, nove complexos esportivos e 4,7 mil apartamentos, além de obras como o Hospital Municipal, a Cidade do Autista e o Viaduto do Passarão. Também houve renovação parcial da frota de ônibus urbanos.
No dia 8, durante inauguração, o prefeito afirmou que o ritmo de entregas será mantido ao longo de 2026 e que a população não deve esperar redução no volume de obras.
No início do ano, Almeida optou por não tirar férias e abriu mão da licença-paternidade após o nascimento do filho, no dia 3, mantendo presença em atos públicos e inaugurações.
Pretensões políticas
Além da agenda administrativa, o prefeito vem formando novas alianças e se afastando de antigos aliados. Em dezembro, o senador Omar Aziz (PSD) criticou o prefeito após divergências políticas, dizendo que “a soberba precede a queda” em entrevista concedida em Manaus.
Em novembro, pesquisa do Ipen mostrou o senador com 31,6% das intenções de voto para o Governo do Amazonas, seguido por Almeida com 25,1%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 24 de novembro, com 1.504 entrevistados em 12 cidades.
Em atos públicos, aliados têm citado o prefeito no debate estadual. Em inauguração no Mauazinho, o vereador Eduardo Assis (Avante) afirmou que “Manaus está ficando pequena” para Almeida. No mesmo evento, o secretário extraordinário Sassá da Construção Civil (PT) respondeu a críticas sobre a Prefeitura.
Veja também:
David Almeida é flagrado limpando a boca após beijar eleitora durante agenda pública
Acesse o nosso perfil no Instagram


