A Polícia Militar do Pará iniciou nesta quinta-feira 8 a Operação Ocupação em Belém e Marituba, com uso de efetivo máximo, viaturas, motocicletas e embarcações. A ação tem caráter preventivo e integra outros órgãos de segurança pública do Estado.
A operação é coordenada pelo Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Pará e conta com apoio do Comando de Missões Especiais e do Comando de Policiamento Ambiental. As equipes atuam no cumprimento de mandados, bloqueios viários, incursões e policiamento ostensivo em áreas sensíveis, com foco na prevenção de crimes contra a vida e contra o patrimônio.
As guarnições reforçam rondas, abordagens e barreiras veiculares e pessoais, além de diligências voltadas à identificação de rotas de fuga e possíveis locais de armazenamento de armas, munições e entorpecentes. Também há atenção para áreas com maior histórico de Crimes Violentos Letais e Intencionais.
A abertura ocorreu em Marituba, sob comando do 21º Batalhão, e seguirá até 23h59 de sexta-feira 9. A estrutura mobilizada inclui 54 viaturas, 42 motocicletas e duas embarcações, com atuação em áreas de difícil acesso identificadas pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal. As equipes fiscalizam monitorados eletrônicos, abordam suspeitos e cumprem mandados contra foragidos.
Nos dias 15 e 16 de janeiro, a operação será realizada nos bairros Bengui e Cabanagem, sob responsabilidade do 24º Batalhão. Nos dias 22 e 23, será a vez de Guamá, Canudos e Terra Firme, com comando do 37º Batalhão. O planejamento prevê continuidade semanal das ações, com expansão também para Ananindeua e Benevides.
“Estamos no município de Marituba realizando o lançamento da ‘Operação Ocupação’, uma ação estratégica planejada pela Polícia Militar com objetivo de reforçar a presença policial nas ruas por meio de incursões, barreiras e abordagens. A operação busca coibir crimes como roubos, homicídios, latrocínios, tráfico de drogas e o porte ilegal de armas”, explicou o coronel Mariúba, Chefe do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar.
Ele explicou ainda que as ações serão realizadas em áreas com grande fluxo de pessoas e veículos e acontecerá de forma semanal, e, além de Marituba, ocorrerá também em Belém, Ananindeua e Benevides.
Veja também:
Estado entrega óculos e cadeiras de rodas a moradores do Bengui em Belém
Acesse o nosso perfil no Instagram


