O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), lidera a disputa por uma das duas vagas ao Senado nas eleições de 2026, segundo pesquisa do Instituto Doxa, realizada entre os dias 17 e 23. O chefe do Executivo aparece com 26,6% das intenções de voto no primeiro voto entre os eleitores paraenses.
Em segundo lugar aparece o deputado federal Celso Sabino (União Brasil), com 16,4%. Na sequência aparece o atual senador Zequinha Marinho (Podemos) ocupa a terceira posição, com 10,0%, seguido pelo ex-senador Paulo Rocha (PT), que registra 5,5%.
Logo em seguida o deputado estadual Chicão (MDB) com 4,9%, José Nery (PSOL) com 2,3% e Lulu das Comunidades (PSDB) com 1,6%. Votos brancos e nulos somam 9,5%, enquanto 23,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi realizada de forma presencial em todas as seis mesorregiões do Pará — Metropolitana, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Sudoeste Paraense, Baixo Amazonas e Marajó — com 2.000 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Presidência
O levantamento também avaliou a intenção de voto para a Presidência da República no Pará. O presidente Lula aparece na primeira posição, com 41,7%, seguido por Flávio Bolsonaro, que registra 31,7%. Os votos flutuantes totalizam 17,0%.
Segundo a Doxa, Lula e Flávio Bolsonaro estão tecnicamente empatados no índice de rejeição no estado, com 34,7% e 35,3%, respectivamente. Os demais nomes testados apresentam rejeição inferior a 4%.
Saiba mais:
Helder Barbalho lidera disputa ao Senado com 50,8% das intenções de voto, aponta Paraná Pesquisas
Acesse o nosso perfil no Instagram


