O nome do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), vem ganhando força na possível disputa pelo Governo de Roraima nas eleições de 2026. Recém filiado ao Partido Liberal, Arhur Henrique foi reeleito com 75,18 % e solidificou imagem própria nos últimos meses com articulação em diversas frentes.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 3 e 4 de dezembro e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Para o eleitorado ouvido por uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data do dia 3 a 4 deste mês, Arthur Henrique figura como o principal nome em eventual disputa pelo Governo de Roraima, mesmo não tendo manifestado publicamente interesse em disputar o cargo, que vem sendo almejado há décadas pela sua aliada política Teresa Surita (MDB).
Para aliados, o nome de Arthur ganha força para o Governo principalmente por ser um político jovem, próximo a população, com ações inovadoras. Além disso, ele tem se movimentado politicamente e formando alianças com grupos políticos que até pouco tempo atrás eram improváveis, mantendo apoio do antigo grupo político e sendo uma grande aposta para o novo.
Primeiro cenário
No primeiro cenário estimulado para o Governo de Roraima, Arthur Henrique (PL) aparece com 33% das intenções de voto, seguido pelo vice-governador Edilson Damião (Republicanos), com 28%. Em terceiro lugar surge o deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos), com 11%.
Na sequência aparecem Juscelino Kubitschek Pereira (PT), com 6%, e Doutor Raposo (PP), com 5%. Os que declararam voto branco ou nulo somam 9%, enquanto 8% disseram não saber ou não responderam.
*Segundo cenário*
No segundo cenário, Arthur Henrique cresce e passa a registrar 37%, enquanto Edilson Damião aparece com 35%. Nesse recorte, Juscelino Kubitschek Pereira (PT) mantém os 6%. Os votos brancos e nulos chegam a 12%, e os indecisos somam 10%.
*Terceiro cenário*
Já no terceiro cenário, sem a presença de Arthur Henrique, Teresa Surita (MDB) assume a liderança com 42% das intenções de voto. Edilson Damião aparece novamente em segundo, com 33%, enquanto Juscelino Kubitschek registra 5%. Os votos brancos ou nulos somam 10%, e os indecisos também ficam em 10%.
Disputa pelo Senado
Além da disputa pelo governo, a pesquisa também testou cenários para o Senado Federal. No primeiro cenário, Teresa Surita, que há anos vem tentando o Governo do Estado, aparece com 27%, à frente do governador Antonio Denarium (PP), que soma 24%. Em seguida surgem Chico Rodrigues (PSB), com 13%, Mecias de Jesus (Republicanos) e Hélio Lopes (PL), ambos com 11%. Nicoletti (União) e Rodrigo Cataratas (PRD) aparecem com 3% cada. Os votos brancos e nulos somam 3%, e os indecisos chegam a 5%.
No segundo cenário para o Senado, Antonio Denarium lidera com 24%, seguido por Chico Rodrigues (PSB), com 15%, Romero Jucá (MDB), com 14%, Mecias de Jesus (Republicanos), com 13%, e Hélio Lopes (PL), também com 13%. Nicoletti (União) aparece com 5%, Rodrigo Cataratas (PRD) com 4%, enquanto 5% votariam em branco ou nulo e 7% não souberam responder.
Veja também:
Arthur Henrique inaugura iluminação em LED em 9 km da Avenida Brasil
Acesse o nosso perfil no Instagram


