Mais de 64 agricultoras, indígenas e não indígenas, foram beneficiadas por um projeto apoiado pela deputada federal Helena Lima (MDB), que destinou R$ 2,6 milhões para fortalecer a cajucultura em Roraima. Até o fim deste ano, o número de beneficiadas deve subir para 100.
O projeto é um dos destaques do Festival do Caju, realizado em Bonfim nesta sexta-feira (28) e sábado (29). Com este apoio, estas mulheres vêm transformando o cultivo do cajueiro anão precoce em fonte de renda e autonomia, mostrando que o campo pode ser espaço de protagonismo feminino.
Os recursos foram destinados por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para projetos que também envolvem o cacau. Os investimentos garantem irrigação, insumos e tecnologia, abrindo novas oportunidades para pequenos e médios produtores.
“Esse projeto ficará marcado na história, pois o caju representa renda para muitas famílias de Bonfim e Normandia. Quando me apresentaram em Brasília, não tinha como dizer não, pois ele reúne duas pautas importantíssimas para mim. A agricultura familiar e o empreendedorismo feminino estão entre as bandeiras que eu defenderei sempre”, comentou Helena.
Crescimento
O recurso destinado pela deputada Helena Lima veio em boa hora para a Associação das Mulheres Rurais de Normandia, que hoje atende mais de 64 mulheres agricultoras. Quando o projeto chegou à comunidade, eram apenas 34 produtoras registradas. Agora, o número quase dobrou e a meta é alcançar 100 mulheres até o final de dezembro.
A agricultora Alexsandra Cavalcante ressaltou a importância desse apoio. “Não foi só promessa, nem um projeto pela metade. Foi um projeto completo. Nós, agricultoras da agricultura familiar, precisamos desse tipo de incentivo. Somos muito gratas e acreditamos nas iniciativas que beneficiem as mulheres rurais, nos dando autonomia e dignidade financeira.”
Formada em Biologia, Helena Lima é uma das grandes incentivadoras da proteção ambiental e da produção sustentável. Durante o evento, Helena reforçou que este foi apenas o primeiro passo para uma transformação maior. “Quando você produz, você fomenta a agricultura familiar, você traz mais parceiros, mercado, e abre muitas portas”.
Festival
O Festival do Caju em Bonfim, realizado nos dias 28 e 29 de novembro, serviu para mostrar os avanços da cajucultura e o impacto direto dos investimentos. A chefe-geral da Embrapa em Roraima, Hyana Lima, ressaltou a importância da parceria.
“É um festival para todos, desde a mulher que produz doces até grandes produtores. É um evento acolhedor, que resgata a memória e fortalece a economia. Mas a Embrapa não consegue fazer isso sozinha, contamos com a parceria da deputada Helena Lima e outros parceiros”.
Hyana destacou ainda que o caju deve ser aproveitado em sua totalidade castanha, polpa, suco e amêndoa e que a mini fábrica de polpa é essencial para que essas mulheres possam crescer ainda mais.


