janeiro 12, 2026
InícioParáEnem 2025 ocorre neste domingo (30) em Belém, Ananindeua e Marituba

Enem 2025 ocorre neste domingo (30) em Belém, Ananindeua e Marituba

Calendário especial foi definido por causa da realização da COP30; redação terá tema diferente do resto do país

Publicado em

Os candidatos do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025 em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão as provas do primeiro dia no próximo domingo (30), as datas diferenciadas foram marcadas devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), na capital paraense.

Os participantes podem conferir seus locais de prova por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Provas

No primeiro dia do exame, em Belém, Ananindeua e Marituba, serão aplicadas as provas de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação.

O Inep avisa que o Enem nestas localidades contará com um novo tema para a redação, diferentemente da aplicação regular, mas com a mesma matriz de correção, o que assegura a equivalência entre as notas do exame.

Já no segundo dia de aplicação nas três cidades paraenses, em 7 de dezembro, os participantes resolverão questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, conforme previsto no edital do Enem 2025.

Isonomia

O Inep explica que o Enem, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), garante a equivalência do nível de dificuldade com as provas da aplicação regular, como forma de garantir equidade e isonomia entre os participantes.

A TRI considera para o cálculo da nota do participante a coerência das respostas corretas dele. Este modelo matemático identifica a consistência da resposta, segundo o grau de dificuldade de cada questão.

Inscritos no Pará

Ao todo, o estado do Pará teve mais de 289.392 inscrições confirmadas, das quais 185.823 são de candidatos autodeclarados pardos, mais de 34,9 mil são de participantes autodeclarados pretos e 2,7 mil, indígenas.

Mais de 83,6 mil inscritos do estado são concluintes do ensino médio nas redes de ensino pública e privada, sendo que 71,59% são concluintes em escolas públicas.

Especificamente, em Ananindeua, a 25 quilômetros de Belém, há 26.415 inscritos confirmados no Enem 2025. Em Belém, são 82.478 participantes. Em Marituba, a 28 km da capital paraense, são 4.614 inscritos.

Os dados estão no Painel do Enem 2025, disponibilizado no portal do Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Reaplicação

O participante de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que não fizer as provas em 30 de novembro ou 7 de dezembro, por problemas logísticos ou doenças listadas no edital, poderá solicitar a reaplicação da prova do dia em que faltou.

O prazo para solicitação da reaplicação tem início em 8 de dezembro e término, em 12 de dezembro de 2025. As solicitações serão analisadas, individualmente, pelo Inep.

Pé-de-Meia

Os concluintes do ensino médio em 2025 que fazem parte do programa Pé-de-Meia e participarem dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem receber um incentivo adicional de R$ 200, em parcela única depositada na conta da Caixa Econômica Federal aberta em nome do estudante.

Enem

O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro pelo Inep, em data a ser definida.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser usadas para acesso a universidades públicas, em diversas modalidades; para concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas; para pleitear o crédito estudantil para o pagamento das mensalidades de faculdades privadas; para ingresso sem vestibular em faculdades; para estudar em Portugal; para autoavaliação pelo treineiros; e para certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência nessa etapa do ensino básico.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais:

Prefeito envolvido em agressão na COP30 já havia sido denunciado por ataque a outro jornalista em 2021

Prefeitura de Ananindeua acumula 9 meses de atraso em pagamento de aluguel de escola, denuncia proprietário

Acesse o nosso perfil no Instagram

spot_img

Últimos Artigos

Gestão Arthur Henrique eleva Boa Vista ao 1º lugar em qualidade do serviço público, diz Instituto Veritá

Localizada no extremo Norte do País, Boa Vista se destacou na 1ª posição entre...

Belém completa 410 anos com investimentos históricos da gestão de Helder Barbalho e Hana Ghassan

No mês em que Belém celebra seus 410 anos de fundação, a capital paraense...

Em ano eleitoral, David Almeida anuncia cronograma de obras para 2026

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), abriu 2026 com anúncios de obras e...

STJ restabelece afastamento do prefeito de Santa Maria do Pará

O presidente do Superior Tribunal de Justiça restabeleceu o afastamento do prefeito de Santa...

Mais como este

Gestão Arthur Henrique eleva Boa Vista ao 1º lugar em qualidade do serviço público, diz Instituto Veritá

Localizada no extremo Norte do País, Boa Vista se destacou na 1ª posição entre...

Belém completa 410 anos com investimentos históricos da gestão de Helder Barbalho e Hana Ghassan

No mês em que Belém celebra seus 410 anos de fundação, a capital paraense...

Em ano eleitoral, David Almeida anuncia cronograma de obras para 2026

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), abriu 2026 com anúncios de obras e...