O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), deputado Jorge Everton (União), presidiu nesta segunda-feira (24) a sessão especial que concedeu a Comenda “História Viva de Roraima” à Base Aérea de Boa Vista (BABV) pelos 41 anos de atuação no estado e outorgou o título de Cidadão Benemérito ao coronel aviador Paulo Fernando Pereira Caliari e ao suboficial Bruno Lopes Morais.
Além do título, o coronel Caliari também foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo – Categoria Grande Mérito, proposta pelo deputado Marcos Jorge (Republicanos). As honrarias foram formalizadas pelos Decretos Legislativos nº 104, 105 e 114/2025, aprovados por unanimidade pelos parlamentares.
Papel estratégico da BABV
Criada pelo Decreto-Lei nº 89.659, de 15 de maio de 1984, e inaugurada oficialmente em 30 de outubro do mesmo ano, a Base Aérea de Boa Vista foi implantada para fortalecer a interiorização do poder aéreo e consolidar infraestrutura de apoio na região Norte. Desde então, cumpre função estratégica no suporte logístico e operacional às tripulações do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo e ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo.
Composta por cinco grupos — operacional, logístico, saúde, segurança e defesa, e serviços de base —, a BABV mantém atividades essenciais para as operações da Força Aérea e para a população roraimense. O suboficial Bruno Lopes Morais, que possui 27 anos de carreira, afirmou que liderar a equipe da região é uma missão de honra e comprometimento com o país.
O coronel Paulo Caliari destacou que a homenagem simboliza o reconhecimento à dedicação de todos os profissionais que atuam na unidade e reforçou a importância da integração aérea da Região Norte ao restante do território nacional.
Reconhecimento institucional
Ao justificar a iniciativa, o vice-presidente Jorge Everton afirmou que a condecoração reconhece o trabalho prestado pela Base Aérea na defesa da Amazônia, na proteção do território e na garantia dos direitos constitucionais. O deputado Marcos Jorge ressaltou a relevância histórica e estratégica da BABV desde o período do antigo Território Federal do Rio Branco, frisando sua contribuição para o desenvolvimento do estado e a soberania nacional.
Veja também:
Sete marcas de Roraima exibem produtos sustentáveis na vitrine Brasil BioMarket durante a COP30
Acesse o nosso perfil no Instagram


