Na inauguração da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153, que conecta Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), nesta terça-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), enfatizou que a nova obra é um marco histórico para a integração da região e demonstra o empenho do estado em assegurar rotas de transporte mais seguras e eficientes. A cerimônia, que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras autoridades, destacou a importância deste avanço para o Tocantins.
Amélio Cayres afirmou que a construção era muito aguardada, sobretudo pelos moradores de Xambioá. “Este é o sonho de muita gente, o sonho da nossa região, e é um privilégio participarmos deste momento grandioso para o Tocantins e para todo o Brasil. Já temos integração entre Araguatins (TO) e Marabá (PA); também entre São Miguel do Tocantins (TO) e Imperatriz (MA); e agora, com esta ponte, o progresso do nosso Estado só tende a crescer cada vez mais”, ressaltou o presidente da Aleto.
O presidente Lula também comemorou a conclusão da obra. “Eu agradeço ao proprietário da balsa pelo serviço prestado durante tantos anos. Agora, porém, o Estado brasileiro voltou a assumir sua responsabilidade, garantindo uma travessia segura e digna para todos, sem que nenhum jovem, nenhuma família precise se arriscar em pequenas embarcações. Hoje, qualquer pessoa pode atravessar de bicicleta, moto, carro, caminhão, do jeito que quiser, com segurança”, declarou.
Com 2.010 metros de extensão (310 metros no Pará e 1.700 metros no Tocantins), a nova ponte estabelece um corredor logístico estratégico na BR-153, reduz custos com transporte e agiliza o escoamento da produção agropecuária.
Veja também:
Prefeitura de Palmas decreta contenção de gastos até abril de 2026
Acesse o nosso perfil no Instagram



