O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB) reagiu às declarações do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que relatou que jornalistas de sua comitiva “ficaram contentes” ao deixar a capital paraense após a pré-COP30 e que ninguém demonstrou interesse em permanecer no país ao final da agenda oficial. As falas foram feitas durante discurso no Congresso Alemão do Comércio.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Igor classificou a declaração como ofensiva à população local. “Infeliz, arrogante e preconceituosa. Essa foi a fala do chanceler alemão”, afirmou.
O prefeito contestou a percepção expressa por Merz e disse que a fala não reflete a impressão de visitantes estrangeiros que têm circulado pela cidade.
“Graças a Deus, a fala dele não representa o que a maioria da população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade. Por onde a gente anda, muita gente encantada com Belém, com as suas belezas naturais, com a sua gastronomia e com a sua história”, pontuou.
Igor também destacou o papel da Amazônia na preservação ambiental global e pediu respeito às populações locais.
“A Amazônia, embaixador, caso o senhor não saiba, ajudou o mundo inteiro a respirar. E agora é hora de vocês conhecerem a realidade do povo da floresta e terem empatia de ajudar o povo da floresta a se desenvolver com equilíbrio e sustentabilidade”, disse.
Ao final da mensagem, o prefeito reforçou que não responderá ao episódio com hostilidade. “Enquanto você vem com a sua arrogância, nós, paraenses, belenenses, amazônidas, vamos oferecer o que existe de melhor: o nosso calor humano, o nosso acolhimento e o nosso amor. Cada um dá o que tem”, declarou o prefeito.
A agenda de Friedrich Merz em Belém ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro, incluindo encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e discussões sobre financiamento ambiental.
O chanceler afirmou que a Alemanha pretende contribuir com um “valor significativo” para o Fundo Florestas para Sempre, iniciativa brasileira voltada à preservação de florestas tropicais. A ausência de números concretos gerou desconforto entre integrantes da diplomacia brasileira, que aguardavam detalhes às vésperas da COP30.
Veja o vídeo:
Veja também:
COP30: semana decisiva tenta destravar impasses sobre financiamento e metas climáticas
Acesse o nosso perfil no Instagram


